As Últimas
Publicidade
4 de fev de 2019
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, tem ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Vistorias são realizadas quinzenalmente e busca identificar e eliminar criadouros onde o mosquito possa depositar seus ovos.

Por: Redação

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, RJ, através da Secretaria de Saúde mantém o combate ao mosquito Aedes Aegypti mesmo em período de férias.

Durante o mês de janeiro, o forte calor e e a chuva, típicos de verão, são fatores que favorecem para proliferação do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Trabalho de combate ao mosquito acontece a cada 15 dias em Nova Friburgo.
(Foto: Divulgação/PMNF)
A cada quinze dias, os cinco cemitérios públicos da cidade passam por uma ação de monitoramento realizado por agentes de endemias da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

A vistoria busca identificar e eliminar criadouros onde o mosquito possa depositar seus ovos.

O Hospital Municipal Raul Sertã também passa por vistorias quinzenal.  A última visita realizada nas dependências da unidade não encontrou nenhum foco. Mesmo assim, os agentes providenciaram coberturas mais eficazes para as caixas água, visando reforçar o cuidado preventivo.

Ao longo do mês de janeiro, algumas denúncias de locais com água parada, feitas por moradores da cidade, levaram os agentes para vistoriarem os antigos hoteis Olifas, no bairro Lagoinha, e Mury Garden, em Mury. 

De acordo com a Vigilância em Saúde, após uma rigorosa vistoria no Olifas, foi constatado que o local não apresenta riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que a água acumulada na piscina é de fluxo contínuo, corrente. 

O espaço recebeu focal com larvicida e possíveis depósitos que poderiam acumular água foram eliminados. Já no Mury Garden, foi realizada a eliminação mecânica e tratamento com larvicida em depósitos contendo água parada, em especial na piscina.

Segundo a Prefeitura, equipes de endemias trabalham por toda a cidade. Os agentes percorrem bairros com visitas domiciliares. A Prefeitura também informou que está realizando um processo seletivo para contratar mais 44 agentes.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, tem ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias