As Últimas
Publicidade
12 de fev de 2019
Publicidade 2

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Região Serrana e Grande Rio.

Previsão é de chuva volumosa já a partir da madrugada de quarta, (13). Chuva poderá vir em forma de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. Marinha emitiu alerta de ressaca do Sul Fluminnse até Arraial do Cabo.

Por: Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia, (Inmet) emitiu um alerta de chuva volumosa para grande parte do estado do Rio de Janeiro nas próximas horas.

Segundo o meteorologista , Daniel Orlandi,  uma frente fria chega pelo oceano influenciando o tempo no estado do Rio ao longo desta quarta-feira, (12), formando nuvens carregadas.A chuva pode começar já nesta madrugada de terça para quarta, (12), com acumulados elevados.

Inmet emite alerta de chuva. (Foto: Marcos Guzzo/Portal Fri Notícias)
O perigo maior existe principalmente para o Grande Rio, Costa Verde e outras áreas litorâneas. Região Serrana também tem previsão de chuvas intensas, informa o Climatempo.

O alerta do Inmet começa às 20h desta terça-fira, (12), e segue até o fim da quinta-feira, (14). Segundo o órgão, há riscos de temporais acompanhados de raios e rajadas intensas de vento que podem variar entre 60 e 100 km por hora, o que pode causar corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores. O Inmet também alerta para riscos de alagamentos.

A chuva volumosa, segundo o órgão, entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, pode atingir vários municípios da Região Serrana como: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Sumidouro, Petrópolis, Teresópolis, entre outros.

As instruções são para que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e as orientações da Defesa Civil, a fim de evitar áreas de risco, já que há grande potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e possibilidade de deslizamentos.

No Rio de Janeiro, a Prefeitura informou que as escolas do município funcionarão até às 12h desta quarta-feira, (13), devido a previsão de chuva forte na capital. Vias importantes da cidade podem ser interditadas.


"Fizemos uma reunião ontem com diversos órgãos para essa previsão de chuva amanhã. Primeira coisa, vamos conceder um meio expediente para as escolas amanhã para diminuir o fluxo de trânsito na cidade a partir de 12h", disse Paulo Messina, Secretário da Casa Civil.
 A Marinha emitiu um alerta de ressaca a partir das 10h no Rio de janeiro com ondas até 2,5 metros. Alerta vai até a região de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

A Defesa Civil disponibiliza alertas de chuvas via SMS para população. Para receber os avisos com alertas de chuvas, basta enviar uma mensagem de texto informando o CEP da localidade para o número 40199.

Confira as principais cidades do estado com alerta de chuva do Inmet:

Areal
Arraial Do Cabo
Bom Jardim
Cabo Frio
Cachoeiras De Macacu
Carmo
Casimiro De Abreu
Cordeiro
Duas Barras
Guapimirim
Itaboraí
Macaé
Magé
Nova Friburgo
Petrópolis
Rio De Janeiro
Saquarema
Silva Jardim
Sumidouro
São Pedro Da Aldeia
Teresópolis

Trajano de Moraes
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Inmet emite alerta de chuvas intensas para Região Serrana e Grande Rio. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias