As Últimas
Publicidade
25 de fev de 2019
Publicidade 2

Estácio Nova Friburgo firma convênio com a Prefeitura para ampliar atendimento na rede municipal de Saúde

A princípio, os alunos serão indicados para atuar nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra.

Por: Redação

Na última terça-feira, (19), a Estácio Nova Friburgo formalizou o projeto 'Mãos Dadas' com a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde.

Apresentação do Projeto Mãos Dadas. (Foto: Divulgação)
O objetivo do projeto é ampliar um convênio com o governo local para aumentar o atendimento na rede municipal de saúde.

“A partir de agora não só os alunos de enfermagem, mas também os dos cursos de psicologia, farmácia, nutrição e fisioterapia, acompanhados de nossos preceptores, realizarão um trabalho multidisciplinar com os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde da cidade”, explica o diretor da Estácio Nova Friburgo, Leonardo Jannotti, que acrescenta que o projeto aumenta a oferta de estágios para os alunos da universidade.

“A ideia é atuar com as diversas áreas de formação disponíveis no campus para que possamos colaborar na redução do tempo de internação ou até mesmo na prevenção primaria para evitar eventual internação, contribuindo para a melhoria de diversos índices locais”, disse.

Projeto visa ampliar atendimentos na rede pública de Saúde. (Foto: Divulgação)
Os alunos irão atuar em conjunto com os profissionais de saúde do município no atendimento à população.

Durante o evento de apresentação do Projeto de Mãos Dadas, a secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha, informou que, a princípio, os alunos serão indicados para atuar nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro, mas a ideia é que esses profissionais em formação possam auxiliar em todas as unidades de saúde do município.

“Essa é a primeira vez que um projeto como este é desenvolvido em Nova Friburgo. Já temos o estágio em enfermagem, agora ampliamos as especialidades. É excelente, porque além de trazer benefícios para a instituição de ensino, que poderá ter seus alunos colocando em prática tudo o que aprendem na teoria, também beneficia a população que terá atendimento ampliado nessas áreas. Aumentamos a gama de atendimentos e fortalecemos a rede de atenção básica com esse convênio”, explica Tânia Trilha.

Nova Friburgo tem hoje 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo 20 unidades de Saúde da Família. Além disso, existe ainda uma policlínica, a Silvio Henrique Braune, no Centro. 

Os estágios não são remunerados, não havendo ônus ao município na contratação dos alunos. Também não há um número limite de vagas para serem preenchidas, a rede deve absorver quantos profissionais forem necessários. A oportunidade é aberta para todos os alunos a partir do 5º período dos cinco cursos contemplados pelo convênio. Atualmente, cerca de 800 alunos estão aptos a participar, só neste semestre. 


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Estácio Nova Friburgo firma convênio com a Prefeitura para ampliar atendimento na rede municipal de Saúde Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias