As Últimas
Publicidade
25 de fev. de 2016
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, registra epidemia de dengue com 621 casos da doença

Em uma semana, 210 novos casos da doença foram confirmados.
No ano passado, cidade registrou apenas 180 casos de dengue.


Com 621 casos confirmados de dengue, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está passando por uma epidemia da doença. A informação foi confirmada ao site G1 pelo secretário de Saúde, Rafael Tavares, baseada em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em que a cada 300 casos da doença para 100 mil habitantes é configurada a epidemia. Nesta quarta (24), a Prefeitura divulgou um novo boletim epidemiológico, que aponta 210 novos pacientes com a doença em apenas uma semana. Em 2015, foram registrados 180 casos de dengue.

Foto: Divulgação

Para tentar controlar o aumento de casos de dengue na cidade, a secretaria de Saúde pretende criar uma Sala de Hidratação na Hospital Municipal Raul Sertã. “A nossa expectativa é que a sala esteja pronta para atender a população no dia 1º de março, mas dependemos de insumos e equipamentos que serão mandados pelo governo estadual para iniciar a montagem da estrutura”, disse Rafael Tavares. Segundo ele, o espaço funcionará provisoriamente até o final de abril, quando os números da doença devem começar a cair.

Ainda de acordo com o secretário, 80 agentes foram contratados para reforçar o combate à dengue na cidade, fazendo visitas às casas e conscientizando a população sobre a importância de vigiar possíveis focos da doença.

“Na Sala de Hidratação será feito o exame de confirmação da dengue e o paciente será hidrato com soro e receberá medicação”, afirmou o secretário, lembrando que serão contratados dois médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e recepcionistas para atender os pacientes.

Segundo Rafael, foram notificados 1.544 casos de dengue, mas apenas 621 estão confirmados. Sobre os casos de zika, são 29 gestantes com suspeita do vírus. “Mandamos os exames para o laboratório estadual e até agora não temos nenhuma confirmação”, disse.


Por: Juliana Scarini/G1
Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, registra epidemia de dengue com 621 casos da doença Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias