As Últimas
Publicidade
4 de mai de 2019
Publicidade 2

Procon Petrópolis, RJ, autua agência bancária por tempo de espera.

Ao todo, Procon fiscalizou 15 agências bancárias no município nesta sexta-feira, (03). 

Por: Redação

Nesta sexta-feira, (03), uma agência da Caixa Econômica Federal de Petrópolis, RJ, foi autuada por deixar os clientes esperando por mais de 15 minutos para atendimento.

Procon realizou fiscalização em agências bancárias de Petrópolis, RJ. (Foto: Divulgação)
Na fiscalização, a equipe do órgão de defesa do consumidor demorou 33 minutos para ser atendida – 18 a mais que o permitido em lei. Ao longo do dia, 15 agências foram fiscalizadas no Centro da Cidade. O número baixo de irregularidade é visto como prática de adequação das agências para melhorar o atendimento diante das ações fiscalizatórios que ocorrem constantemente no município.

O tempo médio de espera das outras 14 agências foi de 6m, com o período de espera máximo de 14 minutos. Desde 2017, incursões aos bancos da cidade realizadas pelo Procon já somam 248 visitas e, em 50 casos, o órgão flagrou o tempo acima do permitido.

Quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.

“Essa é uma ação continuada que tem o objeto de combater as irregularidades encontradas nas agências bancárias. São instituições que têm poder aquisitivo suficiente para realizar a contratação de pessoal para fazer o atendimento da população. Vamos manter a postura firme e punir o que não estiver dentro da lei”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

O Procon Petrópolis entrou com uma representação no Ministério Público Estadual pedido reparação para consumidores que esperam em filas de bancos mais tempo que o previsto em legislação. 

Na representação, o órgão levou em conta mais de 18 anos de descumprimento da legislação por parte dos bancos na cidade. Até então, as multas aplicadas eram direcionadas ao fundo do Procon e o recurso usado, apenas, em ações voltadas à melhoria nas relações de consumo. Agora, a tentativa é que o próprio consumidor seja reparado pelo dano sofrido.

Em Petrópolis, a lei que embasa as ações do Procon é 5.763/2001. Segundo ela, cabe às agências disponibilizar pessoal suficiente para atender em até 15 minutos seus clientes em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Procon Petrópolis, RJ, autua agência bancária por tempo de espera. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias