As Últimas
Publicidade
10 de mai de 2019
Publicidade 2

Aluna da Estácio Friburgo é premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção


Daniela Peixoto dos Santos cursa o 6º período e já atua dando palestras em escolas e em trabalhos voluntários na área.

Por: Redação

Aluna da Estácio Campus Nova Friburgo, RJ, foi premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção pelo seu desempenho ao atuar voluntariamente na gestão 2018 do grupo discente da ABEPRO Jovem.

Moradora de Cantagalo, RJ, Daniela Peixoto dos Santos, de  22 anos, é aluna do 6º período de Engenharia de produção da Estácio de Sá de Nova Friburgo.

Daniela Peixoto é premiada pela Associação Brasileira de Engenharia e Produção.
(Foto: Divulgação)
“Recebi o prêmio de ‘Representante Destaque da Região Sudeste’ no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Durante um ano representei o meu o estado, o Rio de Janeiro, e a minha universidade, a Estácio de Sá”, conta Daniela.

Ao todo, 23 estados participam da ABEPRO Jovem. Na associação os estudantes desenvolvem atividades como a apresentação de palestras em escolas, cursinhos de pré-vestibular e universidades, além da montagem de cronogramas e treinamentos, e criação de parcerias com empresas relacionadas o ramo da Engenharia de Produção.  

“Temos algumas missões durante o ano e, neste período, os diretores da ABEPRO Jovem e o presidente nos avaliam. E se cumprirmos todas as atividades com qualidade e buscar sempre melhorar, então podemos nos destacar”.

Quando acontece o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), ou seja, uma vez por ano, é premiado o melhor representante de cada região do país. Em 2018 a entrega dos troféus aconteceu em Alagoas, Maceió, e Daniela foi reconhecida como destaque do Sudeste. Ela também foi reeleita para o cargo e continua representando o estado do Rio durante 2019.

Prêmio ABEPRO. (Foto: Divulgação)
“Desde pequena sempre fui apaixonada pela Engenharia. Não tenho referências na minha família e também não é uma escolha dos meus pais. Eu fiz um curso de desenho (design de interiores) e estava decidida que faria Engenharia Civil, mas, naquela época, eu ainda não conhecia a Engenharia de Produção e, pesquisando sobre vi que me encaixaria melhor nesta área, já que entendo ser mais abrangente”, disse Daniela.

“A aluna Daniela Peixoto é um daqueles casos em que nos sentimos orgulhosos de nossa profissão. O melhor retorno que posso esperar de um aluno é quando observo seu comportamento efetivamente amadurecido, atuando com responsabilidade profissional, não só exercendo as atividades exigidas em sala, mas indo além. Daniela já exerce uma postura de liderança, mas sem autoritarismo, simplesmente por suas atitudes coerentes com uma engenheira, com uma visão sistêmica e ampla”, disse do coordenador do curso de Engenharia de Produção da Estácio Nova Friburgo, Elberth Jonas de Mello Heringer.

“Quando a gente faz o que a gente ama, tudo fica mais fácil. Gosto de citar a frase que diz: ‘Não se trata do quanto você ganha, mas da diferença que você faz na vida das pessoas’. Aquele troféu vale muito, é um marco na minha história! É um orgulho que sempre quis dar aos meus pais, que sempre acreditaram no meu potencial”.

O que faz um Engenheiro de Produção?

O professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Estácio Nova Friburgo explica que um Engenheiro de Produção, além de planejar a produção industrial, ainda tem a competência de especificar, prever e avaliar resultados obtidos dos sistemas produtivos para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.

“Devido à sua formação multidisciplinar e visão sistêmica, o mercado de trabalho para este profissional é amplo, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, planejamento e controle, qualidade, processos, recursos humanos, marketing, desenvolvimento do produto, etc”.

As organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: mecânica, petróleo, química, têxtil, civil, eletroeletrônico, alimentos, siderúrgico, agroindústria, bancos, dentre outros. 
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aluna da Estácio Friburgo é premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias