As Últimas
Publicidade
26 de mar de 2019
Publicidade 2

Macuco, RJ, realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde


Evento realizado pela Secretaria municipal de saúde aconteceu na última sexta-feira, (22).

Por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Macuco, RJ, realizou na última sexta-feira, (22), a sétima conferência Municipal de Saúde no município.


Evento aconteceu no Macuco Rural Parque e contou com a presença do prefeito Bruno Boareto, do secretário Municipal de Saúde, Adivar Exposto, do vereador Diogo Latini, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pr. Eli.

Sétima Conferência Municipal de saúde aconteceu na última sexta, (22). (Foto: Divulgação)
O avento apresentou temas como 'Saúde como Direito e Consolidação do Sus', apresentado pela socióloga Sueli Porto, especialista em promoção da saúde e desenvolvimento social ENSP/FIOCRUZ e “financiamento do sus” com o advogado Marcelo Barbosa, superintendente regional do INEA região serrana e controlador geral do município de nova Friburgo.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. 

A participação da população macuquense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços.

Prefeito Bruno Boareto esteve presente. (Foto: Divulgação)

“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Macuco, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”. Afirma o Secretário de Saúde Adivar Exposto.

A conferência municipal de saúde é agendada a partir da data definida pelo estado que realiza a conferencia estadual. Em macuco a conferência reuniu os segmentos representativos da sociedade onde foram debatidos a situação de saúde e oferecidas novas diretrizes para a formulação da política de saúde.



Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Macuco, RJ, realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias