As Últimas
Publicidade
27 de dez de 2018
Publicidade 2

Em Petrópolis, RJ, Meio Ambiente instala placas em cachoeiras e áreas de preservação na Posse


Até o momento, a pasta já instalou 180 placas em áreas de preservação, trilhas e cachoeiras

Por: Redação

Com o objetivo de alertar sobre os riscos existentes em cachoeiras e em áreas de preservação, a Secretaria de Meio Ambiente vai instalar placas de sinalização e de orientação na Posse no dia 10 de janeiro. 

São 12 dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e cuidado com as crianças. O material contém também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas.
 
Placas foram instaladas em áreas de preservação. (Foto: PMP)
O objetivo é conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que as áreas podem apresentar para os usuários. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas.

Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente colocou 180 placas em diversas cachoeiras, trilhas ecológicas e áreas de preservação ambiental do município. Serão instaladas 400 nas regiões de maior risco de acidente na cidade. A ação é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.

“É uma ação de prevenção e que vai trazer diversos benefícios para a cidade. A ideia é que a gente possa trazer mais segurança para os frequentadores dessas regiões. No ano que vem, vamos chegar a 400 placas instaladas por toda a cidade”, garante o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto. 
 
Agentes instalaram placas em trilhas e áreas de cachoeiras. (Foto: PMP)
O setor de Educação Ambiental tem mais de 70 trilhas catalogadas no município e 15 cachoeiras com boa acessibilidade. As trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, já são sinalizadas. A instalação das placas pelo município segue um cronograma de ações do Projeto Inteligência Ambiental, do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

“Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental e, por conta disso, realizamos um trabalho também nas escolas. A ideia é evidenciar as ações para todo o município. O projeto Inteligência Ambiental, é um trabalho que teve uma pesquisa completa para fosse desenvolvido com total fundamento, dentro da realidade da cidade”, aponta o coordenador de Educação Ambiental, Anderson Maverick.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Petrópolis, RJ, Meio Ambiente instala placas em cachoeiras e áreas de preservação na Posse Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias