As Últimas
Publicidade
12 de dez de 2018
Publicidade 2

Agita Lutas vai reunir 120 pessoas de cinco academias no próximo sábado em Petrópolis, RJ.


Evento promovido pela prefeitura acontece no Centro de Iniciação ao EsporteO Agita Lutas foi criado para estimular a prática das artes marciais entre os mais jovens



Por: Redação

Com o objetivo de estimular a prática das artes marciais entre os mais jovens, a prefeitura promove no próximo sábado (15) a primeira etapa do Agita Lutas. O evento vai reunir 120 atletas de Taekwon-do no Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. 

(Foto: Divulgação/Ascom PMP)
As crianças de 8 até 10 anos participam de uma competição no modelo de um festival, sem que exista um vencedor. Já para os mais velhos, de 11 até 14 anos, acontece o kirigui, com combate entre os alunos. Os adultos encerram a atividade com o poom-se, uma combinação de movimentos de ataque e defesa com um ou mais adversários imaginários, executado em vários tipos de bases.

"A nossa cidade tem muita tradição nas artes marciais. Temos muitos atletas profissionais e amadores que representam muito bem o município em competições por todo o país. O Agita Lutas é uma forma de estimular a prática entre os mais jovens, abrindo espaço para que eles demonstrem todo o seu potencial”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O evento começa às 9h e segue até 17h. Todos os participantes do Agita Lutas recebem medalha de participação, como forma de incentivo à prática esportiva. A segunda etapa acontece no início do ano que vem, com os atletas de judô e de karatê. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, destaca que a prefeitura oferece, de forma gratuita, as modalidades no CIE do Caxambu.

“O Agita Lutas é um evento que atende a três modalidades, mas que será dividido em duas etapas para que seja mais organizado. Escolhemos o CIE para o evento já que oferecemos também aulas de artes marciais gratuitas para a população. A competição será um estímulo para os atletas mais jovens da nossa cidade”, disse Hingo.

Bastante tradicional no município, a Associação Mestre Ramos de Taekwon-do é uma das academias confirmadas no Agita Lutas. Cerca de 30 alunos devem participar das atividades. A modalidade, oriunda da Coréia do Sul há mais de dois mil anos, proporciona o desenvolvimento dos jovens atletas através da disciplina.

"O Taekwon-do é regido por cinco princípios: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. Os alunos que praticam a modalidade amadurecem em todas essas vertentes. Com a criação do Agita Lutas, a prefeitura demonstra que está interessada em estimular o esporte como um todo, abrindo espaço para as mais diversas modalidades”, afirma o Mestre Ramos.

Atividades gratuitas para os moradores no CIE

Inaugurado em março desse ano pelo prefeito Bernardo Rossi, o CIE de Petrópolis oferece 12 modalidades esportivas gratuitas, que ainda contam com vagas abertas para novos alunos. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.
Os interessados em participar das atividades oferecidas pela prefeitura, podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Agita Lutas vai reunir 120 pessoas de cinco academias no próximo sábado em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias