As Últimas
Publicidade
26 de nov de 2018
Publicidade 2

Em Petrópolis, RJ, Guarda Civil é reforçada para o Natal Imperial


Serão cerca de 50 homens trabalhando todos os dias em Centro, Quitandinha e Itaipava

Por: Redação

O Natal Imperial que começa na próxima sexta-feira (30.11) vai contar mais uma vez com grande mobilização da Guarda Civil para garantir a segurança do evento. A corporação vai trabalhar em patrulhamentos em diferentes pontos entre Centro, Quitandinha e Itaipava. Serão cerca de 50 homens e nove viaturas mobilizados para o trabalho todos os dias até 20 de janeiro do ano que vem. Também vai atuar o Grupamento de Ações com Cães, além do ônibus de vídeo-monitoramento.
 
Guarda Civil será reforçada em Petrópolis. (Foto: Divulgação)

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) vai ser utilizado para monitorar os locais com atrações, pontos turísticos e o trajeto da população e de turistas na cidade.

Todo esquema de segurança foi montado para repetir o resultado do ano passado, quando não foi registrada nenhuma ocorrência durante todo evento.

“O primeiro ano do Natal Imperial foi marcado pela absoluta tranquilidade para quem aproveitou os shows e atrações e em 2018 não será diferente. Além do efetivo da Guarda na rua, o esquema de segurança vai contar com mais um importante aliado: o Ciop. A cidade está monitorada e as câmeras serão utilizadas, mais uma vez, para ampliar a capacidade de trabalho da própria, da PM e dos demais envolvidos em mais este grande evento da cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Ciop tem 56 câmeras em 46 locais e monitora, por exemplo, as entradas da cidade – Bingen, Quitandinha, Alto da Serra, trevo de Bonsucesso e Posse, por onde vão chegar os turistas para acompanhar mais de 1 mil horas de programação cultural, apresentação de 1,2 mil artistas, iluminação com seis milhões de microlâmpadas, Túnel de Luz e outras atrações.

No Centro, são 20 pontos monitorados; em Itaipava, além do trevo, estão cobertos as imediações do Parque Municipal, o entorno do Terminal do bairro e a região próxima ao Castelo de Itaipava; e no Quitandinha, há câmeras no pórtico, na Ponte Fones e em frente à Patrone. Ainda no Quitandinha, a Guarda vai manter o ônibus de videomonitoramento próximo Hotel Quitandinha, com até 16 agentes se revezando escalas de 8h às 20h e no contraturno.

“Além de monitorar toda a área, fazendo o patrulhamento preventivo no entorno para garantir a segurança de todos e orientar visitantes e a população, outra função do ônibus no Quitandinha é coibir a atuação irregular de ambulantes e flanelinhas. Por isso, terá agentes no local 24 horas por dia no local”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Patrulhamento no Centro

A abertura do Natal Imperial será às 20h, com show do padre Fábio de Melo na Praça da Liberdade. O local, que é a “Vila Imperial” durante o evento, será uma das bases da Guarda. Na abertura, o Canil também estará presente com animais para garantir a tranquilidade do público e evitar confusões. Nos dias seguintes, as equipes vão permanecer de 8h às 2h, com atuação intensificada para orientar o trânsito da região entre 17h e 19h30, no horário de pico.
 
Patrulhamento será reforçado no Centro. (Foto: Divulgação)
Outro ponto que servirá de base para a Guarda é a Catedral São Pedro de Alcântara. Além da segurança e de impedir a ação irregular de flanelinhas, outro objetivo será impedir o uso por outros veículos das vagas destinadas para ônibus de turismo, por exemplo, na Av. Tiradentes e na Rua da Imperatriz.
No Polo de Moda da Rua Teresa, agentes vão fazer rondas diárias na Rua Teresa, Aureliano Coutinho, Visconde de Bom Retiro e Prefeito Ari Barbosa de 8h às 20h. O local é monitorado por cinco câmeras do Ciop, que vão ajudar a fiscalizar o uso de vagas de estacionamento de ônibus e vans de turismo que transportam consumidores paras as compras em 800 lojas da região.

Também serão deslocados agentes para atuar ao longo da Rua do Imperador e da Paulo Barbosa, entre outras atribuições, para dar fluidez ao trânsito até 23h ou até encerrar a movimentação de pessoas, especialmente nos dias das “Paradas Iluminadas”. Serão colocados guardas na Praça Marechal Carmona, no Obelisco, na Marechal Deodoro, General Osório e Nelson de Sá Earp (em frente ao Shopping Bauhaus). Para isso, o efetivo que atua na Ronda Escolar será utilizado durante as férias dos colégios.

Em Itaipava, são 10 agentes que atendem a 2ª Inspetoria da Guarda Civil. Eles ficam baseados no Parque Municipal, mas farão rondas de patrulhamento para dar tranquilidade durante os eventos no Hortomercado, em praças e shoppings da região.

Todo Grupamento de Ações com Cães, que reúne seis cães de proteção, três de detecção de drogas e armas, além de 11 agentes, serão mobilizados com até dois animais atuando por dia em Centro e Quitandinha.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Petrópolis, RJ, Guarda Civil é reforçada para o Natal Imperial Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias