As Últimas
Publicidade
10 de nov de 2018
Publicidade 2

Deslizamento de terra deixa nove mortos em Niterói, RJ.

Deslizamento aconteceu na localidade de Boa Esperança. Onze pessoas foram resgatadas com vida.

Por: Agência Brasil

Nove pessoas morreram em um deslizamento na comunidade Boa Esperança, em Piratininga, Niterói, região metropolitana do Rio. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas ainda não foram identificadas. Está sendo realizado um trabalho no local equipes de Niterói, Charitas, Itaipu e do Grupamento de Busca e Salvamento. 


Seis casas desabaram em Niterói. (Foto: Envido via WhatsApp)
De acordo com as primeiras informações, uma pedra rolou e atingiu cerca de seis casas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que além dessas vítimas, 11 pessoas foram resgatadas com vida. Ao longo desta semana, choveu muito no Rio de Janeiro e em Niterói

De acordo com a Prefeitura de Niterói, foram mandadas para o local equipes da da Defesa Civil, das secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Obras e da Companhia de Limpeza, que atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual, no socorro às vítimas e apoio para vizinhos, amigos e familiares.

Eles começaram a chegar no local logo após o deslizamento e trabalham de forma integrada com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Agentes da companhia de trânsito NitTrans e da Guarda Municipal coordenam o acesso à região.


Trabalho de resgate começou no início da manhã. (Foto: Enviada via WhatsApp)
Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil municipal informou que “houve a ruptura de um maciço em uma área de preservação ambiental acima da localidade Boa Esperança. A região não era diagnosticada como de alto risco geológico dentro do mapeamento de risco do Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado (DRM), que norteia a atuação da Defesa Civil”.

A administração municipal montou uma base de apoio na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, que está recebendo os desabrigados. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos providenciou alimentação no local e a doação de cestas básicas para as famílias que optarem por ficar com familiares e amigos.

O comandante Roberto Robadey, Secretário de Defesa Civil, afirmou que o município estava em estágio de atenção por conta das chuvas nos últimos dias e as comunidades estavam avisadas da situação. 'A recomendação era que a população procurasse locais seguros', afirmou Robadey em entrevista.

Agentes da companhia de trânsito NitTrans e da Guarda Municipal coordenam o acesso à região.

O sistema de alertas e alarmes por sirenes foi municipalizado em setembro de 2016, após o governo estadual anunciar que não tinha recursos para a manutenção dos equipamentos.
A prefeitura garantiu que “em nenhum momento o serviço deixou de funcionar na cidade e, atualmente, Niterói conta com 33 sirenes de alerta para desastres naturais em 28 pontos, além de 51 pluviômetros”.


A Prefeitura de Niterói informou também que desde 2013, “investiu mais de R$ 150 milhões em obras de contenção em 50 encostas da cidade”.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Deslizamento de terra deixa nove mortos em Niterói, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias