As Últimas
Publicidade
2 de nov de 2018
Publicidade 2

Defesa Civil de Petrópolis, RJ, faz simulado para órgãos integrantes do Plano Verão municipal


Evacuação da Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, acontece no dia 22 de novembro.

Por: Redação

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai realizar um simulado na Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, no dia 22 de novembro. O treinamento realizado será a evacuação dos alunos em uma hipótese de deslizamento de terra, contando com o atendimento dos órgãos que fazem parte do Plano Verão municipal. O objetivo é preparar e organizar as equipes para o período de fortes chuvas, que começa em novembro e vai até meados de abril. O trabalho faz parte de um conjunto de ações da Defesa Civil como foco na prevenção aos desastres de origem natural.

Trabalho faz parte de um conjunto de ações da Defesa Civil como foco na prevenção aos desastres de origem natural. (Foto: Divulgação)
Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, as ações e o investimento da prefeitura tem foco na redução do risco de desastres. No último verão, o governo municipal colocou em funcionamento as sirenes que ficam na região do Vale do Cuiabá – Gentio e Buraco do Sapo. Também reorganizou os pontos de apoio do município: agora são 21 locais, atendendo a todas as regiões que contam com o conjunto de sirenes.

“É fundamental que os órgãos de resposta da cidade estejam preparadas para o período de fortes chuvas. Estamos empenhados em reunir cada vez mais informações sobre os riscos da cidade, reforçando as ações no eixo operacional, com treinamentos e simulados. Após o lançamento da versão atualizada do Plano Verão municipal, as equipes estarão ainda mais prontas para trabalhar em conjunto", pontua o prefeito Bernardo Rossi.

O simulado faz parte do trabalho de atualização do Plano Verão municipal. Os números mostram a necessidade dessa ação: no último verão, os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas subiu 48%. O plano determina a função de cada órgão nos atendimentos ocasionados pelas fortes chuvas em cima das principais ameaças desta estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raios.

“O treinamento vai servir para colocar em prática o que está sendo atualizado no Plano Verão municipal. Vamos usar o cenário de chuva contínua, seguido por um deslizamento de terra. Nossa equipe vai organizar o acionamento dos órgãos responsáveis pela resposta no momento do desastre. O simulado é fundamental para que os órgãos estejam prontos caso seja necessário durante o atendimento durante a estação”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A atualização do Plano Verão municipal acontece em cima das cinco principais ameaças da estação: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O lançamento do plano acontece no dia 28 de novembro, na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta.

“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, em conjunto com a população, a gente se torna uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres de origem natural. Esperamos passar pelo verão com o menor número de ocorrências possível”, afirma o secretário de Defesa Civil.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil de Petrópolis, RJ, faz simulado para órgãos integrantes do Plano Verão municipal Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias