As Últimas
Publicidade
30 de nov de 2018
Publicidade 2

Comdep instala tela para coibir despejo irregular de entulho em Petrópolis, RJ.


Equipamento foi colocado na Estrada do Paraíso, em Sargento Boening.

Por: Redação

A Comdep instalou mais uma tela para coibir o despejo irregular de entulho, dessa vez na Estrada da Paraíso, no Sargento Boening. É o terceiro equipamento colocado pela Companhia esta semana. 

Instalação de tela contra entulho em Petrópolis, RJ. (Foto: Divulgação/Ascom PMP)
O local é alvo frequente do despejo irregular – já houve remoção de entulho 23 vezes esse ano só pela Comdep (praticamente a cada 15 dias). Na terça-feira (27.11), o serviço foi feito pela Secretaria de Serviços, que retirou 30 toneladas apenas nesse local onde foi colocada a tela.


O trabalho para manter os bairros limpos continua sendo feito de forma intensa pela Comdep. Só entre janeiro e outubro desse ano, foram mais de 55 mil toneladas de entulho levados para o aterro de Pedro do Rio. Ainda assim, o descarte irregular é uma situação que se repete no município.

“A cidade tem duas frentes de trabalho para remoção do entulho, tanto pela Comdep quanto pela Secretaria de Serviços, e mesmo assim essa situação persiste. É extremamente importante que todos colaborem com a limpeza da cidade. Há forma de fazer o descarte correto, como o Disque Entulho, e também há meios de denunciar quem joga entulho de forma irregular nas comunidades”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

O Código de Posturas estabelece que a forma correta de descartar restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos velhos é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer remoção imediata do entulho despejado na rua ou na calçada e fica sujeito a multa de R$ 800.

Para denunciar a infração, é possível entrar em contato com a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042, ou então direto com a Comdep pelo telefone 2292-9500. São cerca de 250 notificações e multas aplicadas por ano só por essa prática.

Para quem tem mais dificuldade de fazer o transporte desses resíduos para o aterro de Pedro do Rio, a Comdep oferece um serviço gratuito: é o Disque Entulho, que faz o recolhimento de até 20 sacos de 25 kg. Para agendar, basta ligar para 2243-7822. O serviço possui rotas fixas, mas também atende outros bairros de acordo com a disponibilidade das equipes.

A tela instalada no Sargento Boening tem 5 metros de cumprimento e 2,5 metros de altura. Também foram colocadas quatro estacas de madeira para sustentar a tela. A Comdep ainda colocou uma placa indicando a proibição do despejo dos resíduos volumosos e o contato do Disque Entulho.
 
Máquina retira entulho em Sargento Boening. (Foto: Divulgação/PMP)
Desde o ano passado, a Comdep vem buscando medidas que ajudem a coibir a irregularidade. A empresa já instalou canteiros de jardim em locais como Siméria, Vila Militar, Quarteirão Brasileiro, Rua Espírito Santo (Quitandinha), Corrêas e Rua Fabrício de Mattos. Outra forma de coibir a prática foi com a instalação de placas indicando a proibição do descarte de entulho, serviço feito esse ano em locais como Samambaia, Corrêas, Estrada da Saudade, Bataillard, Retiro, Centro, Quarteirão Ingelheim, Itamarati, Mosela e Pedras Brancas.

“A instalação da tela é mais uma alternativa que a Comdep está colocando em uso para coibir essa prática. Já foi colocada uma na João Xavier (Duarte da Silveira) e outra no Pedras Brancas (Mosela). Além dessa no Sargento Boening, já está na programação instalar mais uma na Rua São Paulo (Quitandinha). Isso está sendo feito em lugares onde isso é recorrente para impedir o acesso de quem quer deixar as comunidades sujas”, conta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Além desse serviço, o Sargento Boening também está recebendo outras ações da Secretaria de Obras. O programa Mais Asfalto realizou a manutenção viária na Estrada do Paraíso, com aplicação de cinco toneladas de asfalto, que beneficia 136 viagens de seis linhas de ônibus. Além disso, a também está sendo feito um serviço na escadaria ao lado de onde foi instalada a tela. Um muro de proteção está sendo feito para melhorar o escoramento do acesso e, em seguida, haverá um nivelamento dos degraus.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Comdep instala tela para coibir despejo irregular de entulho em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias