As Últimas
Publicidade
11 de out de 2018
Publicidade 2

Hospital Unimed Petrópolis é pioneiro na implantação de comissão de Cuidados Paliativos

Dia mundial dos cuidados paliativos é comemorado neste sábado, (13).

Por: Redação

Lidar com pessoas que sofrem de doenças em estágio avançado e que não respondem mais a tratamentos é um desafio da medicina. 

O cuidado paliativo é uma abordagem que visa aprimorar a qualidade de vida desses pacientes, através da prevenção e controle eficaz de sintomas, sejam eles de ordem física, psicossocial ou espiritual. 


Em Petrópolis, o Hospital Unimed é o único na região a oferecer esse tipo de assistência aos pacientes internados e aos familiares. Em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado neste sábado (13.10), o Hospital Unimed promove ações de engajamento das equipes e divulgação dessa linha de cuidado.

A comissão de cuidados paliativos do hospital é formada por 13 profissionais entre médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A médica intensivista e coordenadora da comissão do Hospital Unimed Petrópolis, Nathalia Mathias explica que o cuidado paliativo promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante das doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento.

“A comissão foi lançada há 3 anos e desde então buscamos envolver e divulgar cada vez mais o que são os cuidados paliativos e desmitificar esse tipo de assistência. Estamos com 13 profissionais atuantes e três pacientes acompanhados diariamente. Assim que o médico do paciente sugere a conduta iniciamos o acompanhamento multidisciplinar. A família também se envolve bastante nesse momento. Ter profissionais capacitados para entrarem em contato com ela é de suma importância, pois reflete diretamente na melhoria de qualidade de vida desse paciente nessa fase”, reforça Nathalia Mathias.

Dos dias 08 a 11 de outubro os profissionais do Hospital Unimed Petrópolis participaram de ações integrativas e rodas de conversa sobre os Cuidados Paliativos. Os encontros tiveram como principal foco, provocar discussões acerca do tema, sensibilizando e esclarecendo aos profissionais a importância da assistência às pessoas que enfrentam doenças em estágio avançado ou terminal.

A assistente social, Déborah Soares explica que os profissionais de saúde passam por treinamentos para terem o mesmo alinhamento de conduta e de abordagem junto aos pacientes e familiares.

“Devemos sempre lembrar que o paciente possui uma história de vida e que é amado por sua família. Esta sensibilidade é importante para ressaltar a identidade da pessoa, mesmo em seus últimos momentos de vida”, exemplifica.

O cuidar em alguns momentos é o curar

Deborah Soares salienta que o cuidar em alguns momentos é o curar. “O objetivo das rodas de conversa com as equipes foi o de desmistificar a morte, pra que não seja mais um tabu. Queremos sensibilizar as pessoas de que esta é uma realidade e que faz parte da vida”, destaca.

A médica Intensivista e coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Petrópolis, Nathalia Mathias complementa que o paciente, a família e a equipe multidisciplinar possuem a mesma importância neste tipo de abordagem.

“O relacionamento entre as partes é fundamental. A equipe tem como proposta aliviar o sofrimento do doente e melhorar a fase de sobrevida. Ajudamos na aceitação da doença incurável e para que ele viva bem durante o período. O crescimento pessoal é muito grande, cada paciente que a gente acompanha muda a nossa história”, disse.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Hospital Unimed Petrópolis é pioneiro na implantação de comissão de Cuidados Paliativos Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias