As Últimas
Publicidade
31 de out de 2018
Publicidade 2

Firjan inicia estudo do impacto positivo dos calçados EcoModas

Avaliação é feita sobre todos os estágios de ciclo de vida do produto ou processo, desde a aquisição da matéria-prima ou sua geração a partir de recursos naturais.

Por: Ecomodas

Em junho de 2018, a EcoModas foi contemplada com o Prêmio Firjan Ação Ambiental no qual se destacou entre 48 empresas de todo o estado do Rio de Janeiro na Categoria Gestão de Resíduos Sólidos. Além de receber troféu, a EcoModas também foi contemplada com um prêmio referente a serviços ambientais do Sistema Firjan.

(Foto: Divulgação/Ecomodas)
A EcoModas decidiu realizar um levantamento sobre o impacto positivo dos seus calçados no planeta, já que os  mesmos são produzidos com fortes critérios de preservação do meio ambiente. Tal estudo, denominado Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica de avaliação e quantificação de impactos ambientais possíveis associados a um produto ou processo. Segundo a ISO 14.040 ACV é a “compilação de avaliação das entradas, saídas e dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida”

Essa avaliação é feita sobre todos os estágios de ciclo de vida do produto ou processo, desde a aquisição da matéria-prima ou sua geração a partir de recursos naturais até sua disposição final (por exemplo, desde a extração das matérias-primas no caso de um produto, até o momento em que ele deixa de ter uso e é descartado como resíduo ou é reciclado), passando por todas as etapas intermediárias (como, manufatura, transporte, uso, etc.). Por essa razão, o ACV é também chamado de “avaliação do berço ao túmulo”.

Os técnicos do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental da Firjan, Fellipe Caravana (Analista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade) e Caio Porciúncula (Analista de Tecnologias Limpas), estiveram visitando as instalações da EcoModas em Nova Friburgo na sexta-feira, 26 de outubro. Nesta ocasião, eles puderam conhecer o ciclo de produção dos calçados ecológicos da EcoModas, assim como também listaram todos os materiais utilizados na produção. A partir destes dados, será feito uma análise comparativa com os materiais tradicionais cujo estudo durará alguns meses para obtenção do resultado.

Técnicos do Senai estiveram visitando o Parque Municipal, onde fica o Viveiro da Ecomodas guiados pelo casal Alex e Adriana Santos. (Foto: Divulgação/Ecomodas)
O ACV permite uma análise científica sobre as questões ambientais relacionadas a um produto ou processo, evitando um olhar superficial do seu impacto, a partir de um processo que inclui:
- Compilação de um inventário de entradas de energia e materiais relevantes inseridas e emissões ambientais;
- Avaliação do impacto ambiental associado com entradas e saídas identificadas;
- Interpretação dos resultados sobre o impacto do produto ou processo, para melhor nível de informação de tomadores de decisão.
Esta técnica é muito utilizada para comparar o impacto ambiental de diferentes produtos com similar função, e no caso da EcoModas será levantado um estudo ainda mais profundo, ou seja, o foco da pesquisa será em cima dos materiais e processos que permitirão a EcoModas compreender não apenas o fator de impacto positivo em seus calçados como também possibilitará seus clientes entenderem o quanto a EcoModas é envolvida com a preservação do planeta com dados reais, e isto certamente trará um forte diferencial competitivo em relação às outras marcas.
Os técnicos do Senai também puderam conhecer o projeto socioambiental da EcoModas com produção de mudas nativas que são usadas para preservar nascente e matas ciliares. Como forma de iniciar este processo de ACV da EcoModas com responsabilidade, foram plantadas duas mudas de Açaí-juçara – árvore ameaçada de extinção.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Firjan inicia estudo do impacto positivo dos calçados EcoModas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias