As Últimas
Publicidade
9 de out de 2018
Publicidade 2

Encontro Comercial para divulgação do Turismo em Nova Friburgo, RJ, atrai mais de 200 agências de viagens


Estimativa é de que foram negociados cerca de 150 roteiros turísticos dos mais diversos segmentos.

Por: Redação

Mais de 200 agências de viagens de todas as regiões do estado do Rio de janeiro estiveram presentes no Encontro Comercial “Rio Serra Mar Apresenta: Nova Friburgo Viagem & Sabor 200 anos”, que aconteceu na tarde desta terça-feira (09/10), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Centro do Rio de janeiro. 

Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (09). (Foto: Andre Ciryaco/Sebrae)
A estimativa dos organizadores do evento é que cerca de 150 roteiros turísticos dos mais diversos segmentos como: ecoturismo, turismo rural, histórico, cultural, gastronômico, de aventura e comercial foram negociados.


Como resultado do evento, Nova Friburgo poderá se tornar destino de muitos turistas internacionais, principalmente se depender de Simone Hipólito, CEO da agência “Aventura Natural Turismo e Educação”, do Rio de janeiro. Segundo ela, em razão dos atrativos conhecidos e do que foi apresentado no encontro, ela já está fechando parceria com uma empresa de turismo estrangeira para vender roteiros diferenciados. 

“Nova Friburgo é um destino turístico único, que apresenta várias opções aos seus visitantes. Ao mesmo tempo, focamos nossa atuação no que chamamos de destinos autênticos, em que o turista queira desfrutar de algo sem igual, que promova emoções e experiências que ele não vai conseguir em outro lugar. 

Acredito que Friburgo seja uma cidade com essas características, tanto que já estamos atendendo a uma demanda internacional. Pretendemos até o ano que vem apresentar roteiros turísticos para empresas dos Estados Unidos cujos clientes pretendam conhecer o município serrano”, destaca.

Para o guia de turismo, Nelson Gonçalves, que há três meses formalizou-se como microempreendedor através do Sebrae Rio, o evento é uma oportunidade sem igual para quem quer conhecer o que há de melhor em Nova Friburgo. “Aqui pudemos ver os serviços e os produtos que há na região e que não são poucos. Não precisa de muito esforço para nos convencer de que Nova Friburgo realmente é um lugar aprazível e acessível para turistas com os mais variados perfis. Pretendo montar até março de 2019 um roteiro específico para quem quer passar um tempo na cidade e desfrutar de suas maravilhas”, ressalta.

Encontro atraiu mais de 200 agências de viagens. (Foto: Andre Ciryaco/Sebrae)
O secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, destacou a importância de eventos dessa natureza em prol do desenvolvimento da cidade. “Divulgar os roteiros de Nova Friburgo não contribui apenas com o Turismo local, mas também para sua economia e desenvolvimento social. 

Por isso é importante que os agentes de receptivo, que fazem parte importante dessa cadeia de negócios fiquem bem informados sobre o que temos a oferecer”.

De acordo com a coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, o Encontro Comercial “Rio Serra Mar Apresenta: Nova Friburgo Viagem & Sabor 200 anos” tem como objetivo fomentar e potencializar as atividades turísticas de Nova Friburgo. 

“Temos que focar no mercado de Turismo e fazer com que os agentes de viagem de todo o estado percebam as maravilhas que Nova Friburgo tem a oferecer. Nossa proposta é fortalecer a marca do destino e fomentar novas oportunidades de negócios”, explicou.

Para Fernanda Gripp, coordenadora da Regional Serrana I do Sebrae Rio, o sucesso do evento se deveu ao fato de que Nova Friburgo é um destino rico em opções para o turista. “Aqui no encontro, compartilhamos com agentes de turismo das mais diversas regiões do estado o nosso sentimento de orgulho do que temos para oferecer. 

Sabemos que possuímos uma variedade sem igual de elementos como clima, roteiros estruturados, gastronomia e atrativos naturais, históricos e culturais com características únicas. Todo esse potencial serviu como chamariz para profissionais e empresários que enxergam em Nova Friburgo um excelente destino e uma fonte sem igual de geração de negócios”.

O evento, que foi organizado pelo Sebrae Rio, com apoio do Nova Friburgo Convention&Visitors Bureau; Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf);  e Prefeitura de Nova Friburgo teve mesas de negócios e estandes que apresentaram alguns atrativos da cidade, entre os quais:

- Festa do Morango com Chocolate (Amorango);
- Festa da Flor (Afloralta);
- Produção de Orgânicos (Empório Anchieta);
- Roteiros Turísticos, como o Circuito de Amparo (que apresentou destinos históricos, culturais, da gastronomia local, vida rural, produção de orgânicos, trilhas, belezas naturais, mirantes, artesanatos, cachaças artesanais, entre outros);
- Moda Íntima (Fevest – com peças criadas por alunos do Senai Espaço Moda);
- Vilas Friburguenses (Lumiar e São Pedro da Serra);
- Festival da Truta;
- Polo de Cervejas Artesanais (Beer Alliance);
- Stam (que oferecia um passeio virtual por Nova Friburgo).

Nova Friburgo 

Porta de entrada para a Região Serrana (RJ142), o destino turístico completa 200 anos e é ideal para quem aprecia a boa gastronomia e a natureza.  Seus costumes, arquitetura e gastronomia foram enriquecidos pelos povos que a colonizaram e a boa culinária é um dos principais atrativos na recepção aos turistas. 

Desta forma, nas comemorações do seu bicentenário, os empresários realizarão o evento Viagem & Sabor, com um cardápio de produtos e iguarias que retratam sua história. Estão entre os principais atrativos de Friburgo, a Praça do Suspiro, o Teatro Municipal, a Feira de Artesanato, a estação do Teleférico e os jardins do Nova Friburgo Country Clube, do paisagista francês Glaziou.  Já na estada que liga à Teresópolis, a opção, para os aventureiros, é o Parque Estadual de Três Picos (Salinas).  

O turista também poderá visitar Mury, de colonização suíça e alemã e pioneiro na criação de truta no Brasil, além dos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo. Friburgo também se destaca com a produção de cervejas artesanais e é considerada a Capital da Moda Íntima, responsável por mais de 25% da produção brasileira de lingerie, tendo a Fevest - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, como o maior evento de moda íntima brasileira, que atrai compradores nacionais e internacionais.

Estrada Serramar 

Percorre a rodovia RJ142, ligando os municípios de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu. A estrada abre um leque de oportunidades para acessar outros destinos – Petrópolis, Teresópolis, Macaé / Sana, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Niterói, e possibilita ao viajante vivenciar a diversidade natural, cultural e gastronômica do Estado do Rio de Janeiro.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Encontro Comercial para divulgação do Turismo em Nova Friburgo, RJ, atrai mais de 200 agências de viagens Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias