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16 de out de 2018
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Central de Regulação já fez mais de 17 mil atendimentos ao público em Petrópolis, RJ.


Inaugurado em fevereiro, unidade faz desde autorização de exames até emissão de Cartão SUS

Por: Redação

Melhor monitoramento das filas, das autorizações e dos prestadores de serviço. É com este objetivo que a Secretaria de Saúde segue ampliando o atendimento do Complexo Regulador, que, desde fevereiro, atende na Rua Dom Pedro I, nº 214, no Centro Histórico. Desde a inauguração, a Central de Regulação já fez mais de 17 mil atendimentos ao público, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
 
Central de Regulação em Petrópolis. (Foto: Divulgação/PMP)
“A Central de Regulação é o caminho que a população tem para agendar exames que não constam na tabela SUS, como os de contraste, e consultas com especialistas em outras cidades. São exemplos as consultas feitas no Instituto do Câncer (INCA), onde as pessoas procuram avaliações oncológicas, e no Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro. A Regulação levou para o Centro Histórico estes serviços, evitando que a população precisasse se deslocar até o Centro Administrativo”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O complexo engloba, ainda, a Central de regulação de leitos e internação que não possuem atendimento ao público, com o agendamento das cirurgias, transferências e internações que são processos realizados junto aos hospitais do SUS ou credenciados ao município. Nos últimos quatro meses, foram inseridos no Sistema de Regulação mais quatro especialidades junto à agenda interna do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do Hospital Santa Teresa (HST): neurocirurgia, cirurgia geral, bucomaxilo, e anestesiologia. Passaram a integrar o Sistema, também, os exames de Audiometria e ultrassonografia com biopsia de próstata.

No setor de Atendimento da Central de Regulação também é feita emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (Cartão SUS). Desde o início dos trabalhos no novo endereço, o local emitiu mais de três mil cartões.

“Estamos realizando reuniões sistemáticas de alinhamento, buscando uma maior interação, levantamento de demandas e soluções de problemas. Estas reuniões são feitas para orientar as equipes, com a participação dos departamentos da Secretaria, para definir as formas de melhorar o acesso da população aos serviços prestados por nós”, pontuou Fabiola.

“Foi muito bom, porque consegui tirar dúvidas que tinha em relação à marcação de um exame. E é sempre assim. Um atendimento muito bom. Já precisei vir aqui agendar exames e a recepção é sempre muito bem qualificada”, disse a costureira Josefa Cruz.

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