As Últimas
Publicidade
10 de set de 2018
Publicidade 2

Secretaria de Saúde de Petrópolis, RJ, quer vacinar mais de 9 mil adolescentes contra o HPV


Imunização está disponível nas 15 salas de vacinação do município

Por: Redação

Incentivar a imunização contra o HPV, ajudando na prevenção de diversos tipos de câncer. Com este objetivo, a Secretaria de Saúde está reforçando a importância da imunização, que está disponível nas 15 salas de vacinação do município. Para as meninas, a faixa etária para a imunização vai dos 9 aos 14 anos, enquanto que para os meninos é dos 11 anos aos 14 anos.
 
Secretaria de Saúde de Petrópolis, RJ, pretende vacinar 9 mil adolescentes.
(Foto: Divulgação/PMP)
A vacina contra HPV foi expandida pelo Sistema Único de Saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro após a publicação da lei 6.060/11 de autoria do prefeito Bernardo Rossi que reforça a importância dos pais levarem os adolescentes até os postos.

“Vale ressaltar que a vacinação é permanente e está disponível diariamente em 15 unidades de saúde. Nós estamos reforçando a divulgação para conscientizarmos os pais e aumentarmos o número de adolescentes protegidos contra a doença”, afirma Bernardo Rossi, que teve a lei aprovada em seu mandato de deputado estadual.

Tanto para meninos quanto para meninas, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses entre a primeira e a segunda dose. A campanha publicitária de incentivo, realizada pelo Ministério da Saúde, começou na última terça-feira (04.09) e vai até o dia 28 e tem como slogan “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV”.

“É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos, tanto meninos quanto meninas, a uma das 15 salas de vacinação para se imunizar. Percebemos que muitos adolescentes tomam a primeira dose e não retornam para tomar a segunda. Fundamental ter atenção ao calendário vacinal”, pontua o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Petrópolis conta com 11,4 mil adolescentes nas faixas etárias de imunização. A estimativa da Secretaria de Saúde é que 80% deste público sejam vacinados neste ano.

A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações no ano passado, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.

“A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

O vírus pode provocar também casos de câncer de pênis, ânus e garganta. A vacina é segura, não há contraindicação, o que ela pode provocar de reação e uma febre leve. A região pode ficar um pouco dolorida, como em qualquer outra aplicação de vacina”, explica a coordenadora Vigilância Epidemiológica, Alessandra Cardoso.

A vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV.

A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais.

Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18.  As vacinas são seguras e não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.
  
Confira a lista com as salas:

PSF Alto da Serra
PSF Posse
PSF São Sebastião
UBS Alto Independência
UBS Morin
UBS Mosela
UBS Itaipava
UBS Pedro do Rio
UBS Quitandinha
UBS Retiro
Centro de Saúde Coletiva
Centro de Saúde no Itamarati
Ambulatório Escola
Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)
Hospital Alcides Carneiro (HAC)


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Secretaria de Saúde de Petrópolis, RJ, quer vacinar mais de 9 mil adolescentes contra o HPV Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias