As Últimas
Publicidade
17 de set de 2018
Publicidade 2

Defesa Civil nas Escolas será lançado nesta quarta-feira em Petrópolis, RJ.

Cidade é pioneira no país na inserção do tema Defesa Civil e Educação Ambiental na rede municipal de ensino. Alunos irão desenvolver trabalhos participativos sobre as ameaças de cada estação

Por: Redação

A política municipal de inclusão dos temas Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino será  lançada na próxima quarta-feira, (19), na Escola Municipal Dr. Paula Buarque, no Vale do Cuiabá, às 9h.


A discussão do assunto em sala de aula oferece a oportunidade de os estudantes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos, fazendo Petrópolis ser pioneira no país na inserção do conteúdo em ambiente escolar. Ao longo de cada semestre, os alunos devem desenvolver trabalhos práticos sobre as ameaças de cada estação.
 
Foto: (Divulgação/PMP)
Neste período, as escolas devem desenvolver atividades participativas sobre deslizamentos de terra, rolamento de blocos rochosos, inundações, tempestades de raio e vendavais, além de assuntos que garantam a preservação do meio ambiente.

Também no dia do lançamento, será apresentado o jogo da Turma do Pedrinho, que ensina de forma lúdica as medidas adotadas em casos de emergências e questões de educação ambiental. A política pública é a principal aposta da prefeitura na redução do risco de desastres, investindo na educação como forma de prevenção. Sancionada e publicada em Diário Oficial, a aplicação da lei em sala de aula é um passo importante no desenvolvimento de uma cultura de resiliência, orientando os alunos sobre como se comportar em caso de ocorrência.

A elaboração da política pública contou com o apoio do Conselho Municipal de Educação (COMED), do Sindicato dos Profissionais de Ensino (SEPE), além de membros das secretarias de Defesa Civil, Educação e Meio Ambiente. A iniciativa vai reforçar as ações do município que trabalham a importância da prevenção, não só no ambiente escolar, mas também nas comunidades. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, destaca que a iniciativa comprova a preocupação da prefeitura com as mudanças climáticas, que podem trazer graves consequências para quem mora em locais de risco.

“A política pública é um grande marco para a nossa cidade. A ideia de transformar a forma de pensar da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi,  estamos trabalhando de forma antecipada, com foco na prevenção aos desastres de origem natural”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A nomeação como escola polo e também como local de lançamento da política pública é emblemática: foi no Vale do Cuiabá onde ocorreu a maior catástrofe de origem natural do país, em 2011. A diretora da Escola Municipal Dr. Paula Buarque, Karine Vaz Toraldo, elogiou a iniciativa da prefeitura em cultivar nas crianças a cultura da prevenção. “Por mais que seja uma escolha simbólica, para os alunos é importante, já que muitos sofreram com a tragédia ocorrida aqui. É um jeito diferente de contribuir no desenvolvimento dessas crianças, criando a ideia da percepção de riscos, de saber como reagir no momento de uma tragédia. Acredito que será importante para o futuro da cidade”, disse. 

A secretária de Educação, Sâmea Ázara, destaca que cada escola vai contar com um profissional de ensino responsável pela aplicação da política pública. A ideia é que toda a rede municipal de ensino esteja engajada no desenvolvimento da ação. A capacitação dos profissionais de educação será realizada no dia 24 de setembro, de 8 às 17h, na Câmara Municipal.
“O trabalho que está sendo desenvolvido em conjunto, entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, vai garantir que o projeto seja um sucesso na rede municipal de Educação. Toda e qualquer informação sobre a prevenção deve ter toda a atenção de toda a comunidade escolar”, afirmou a secretária.

Além da política pública, a Defesa Civil começa em setembro as reuniões setoriais que definem as matrizes de atividades e responsabilidades e os planos de contingência que fazem parte do Plano Verão 2019 de Petrópolis. O trabalho antecipado será realizado em cima das principais ameaças da estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades e raios. A medida tem como foco prevenir os desastres de origem natural, além de investir na orientação dos moradores nas comunidades.

“Ganhamos o reconhecimento da Organização das Nações Unidas e do Tribunal de Contas do Estado por causa das nossas ações de prevenção aos desastres de origem natural. São indicativos de que estamos no caminho certo na busca por uma cidade mais resiliente”, completa o secretário de Defesa Civil.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil nas Escolas será lançado nesta quarta-feira em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias