As Últimas
Publicidade
26 de set de 2018
Publicidade 2

Defesa Civil de Petrópolis, RJ, participa do Simpósio de Força de Ajuda Humanitária do Exército


Simpósio de Força de Ajuda Humanitária aconteceu nesta quarta-feira, (26).

Por: Redação

Agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias participaram nesta quarta-feira (26) do segundo dia do Simpósio de Força de Ajuda Humanitária, organizado pelo Comando Militar do Leste no 32° Batalhão de Infantaria Leve/Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar. 

Evento aconteceu nesta quarta-feira, (26). (Foto: Divulgação/AscomPMP)
O evento teve como objetivo aumentar e aperfeiçoar o apoio do Exército às ações de resposta e de atendimento da Defesa Civil em caso de desastres. As Forças Armadas trabalham no socorro, na assistência e na reabilitação das áreas atingidas pelas ocorrências. O trabalho em conjunto está estruturado nas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) da 4ª Brigada de Infantaria Leve.

Na terça-feira, primeiro dia do simpósio, aconteceu uma série de palestras com representantes do 32° Batalhão, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Defesa Civil de Minas Gerais e da Defesa Civil do Espírito Santo. Pelo município, esteve o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, que falou sobre as ações de prevenção realizadas pela pasta. Ele também reforçou a importância da parceria com o Exército em caso de ocorrências.

“O principal apoio das Forças Armadas acontece no momento de uma tragédia. É importante que as equipes estejam alinhadas no momento mais crítico. Além das palestras, também existe o treinamento em campo, com simulados de ocorrências e de salvamento, com a nossa brigada operacional. Já estamos em preparação para o período de fortes chuvas, que começa em novembro e vai até a primeira quinzena de abril”, disse Paulo Renato.
 
Foto: (Divulgação/AscomPMP)
No segundo dia, agentes e militares participaram de um treinamento simulado de resgate e de pronto atendimento a áreas atingidas por deslizamentos de terra. O Exército conta com viaturas e equipes de apoio importantes, que contribuem para o atendimento mais rápido e eficaz para a população. O secretário de Defesa Civil lembra que o município está investindo nas ações de prevenção aos desastres de origem natural, mas que é importante o treinamento para as equipes.

Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, estamos trabalhando de forma antecipada, com foco na prevenção aos desastres de origem natural. Estamos trabalhando em várias frentes para a redução do risco de desastres, com a criação da política pública de Defesa Civil nas Escolas e com a parceria com as universidades da cidade, dentro do SOS Chuvas”, explicou o secretário de Defesa Civil.

No ano passado, mais de 200 pessoas participaram do Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec) realizado em Petrópolis em agosto. 

O treinamento contou com a participação de representantes da Aeronáutica, Marinha, do Exército, Ministério da Integração Nacional e de Defesa, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio do Mestrado em Defesa Civil, da Secretaria Estadual e Municipal de Defesa Civil, da Reduc e da Cruz Vermelha.

O exercício teve como base o desastre que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011. Os órgãos que participaram das atividades apresentaram as ações de respostas e o planejamento de recuperação dos pontos atingidos pelas ocorrências. O Ecadec é considerado o maior simulado de prevenção de desastres do país.

“No ano passado realizamos diversas ações em parceria com outros órgãos de resposta. O Ecadec foi um grande exemplo, contribuindo bastante para o entrosamento das equipes de atendimento à população. É fundamental que a Defesa Civil trabalhe em conjunto com as Forças Armadas para que em um momento de catástrofe, a resposta seja mais rápida e eficaz”, completou Paulo Renato.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil de Petrópolis, RJ, participa do Simpósio de Força de Ajuda Humanitária do Exército Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias