As Últimas
Publicidade
10 de set de 2018
Publicidade 2

Curso estuda dilemas da vida a dois, em Nova Friburgo, RJ.

A proposta é abordar, através da psicanálise, temas relacionados à clínica de casais. Curso acontece aos sábados, de 15 de setembro a 8 de dezembro. Inscrições abertas.

Por: Redação

A Associação Psicanalítica de Nova Friburgo (APNF) e a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) abriram inscrições para o curso “A investigação psicanalítica do casal”. Voltado para médicos, psicólogos e estudantes das áreas, o curso será realizado em oito seminários, aos sábados, de 15 de setembro a 8 de dezembro, de 10h30 às 12h. 

Cena do filme Trama fantasma. (Foto: Reprodução)
A proposta é abordar, através da psicanálise, temas relacionados à clínica de casais. As aulas serão no auditório da APNF, sendo quatro com a presença dos professores e quatro com eles a distância.

O curso se propõe a refletir questionamentos inerentes à vida a dois, como “O que é esta coisa que chamamos de amor?”, “Os casais vivem seus momentos de turbulência, mas algo os mantém juntos. Seria apenas amor?”, “Como a vida continua para além de um final feliz que os contos de fada nos sugerem?” e “O que nos levaria da idealização apaixonada a processos, por vezes, de transformações ou rupturas?”. Os temas propostos ajudarão a pensar as relações de casal.

O programa é dividido em oito seminários. O primeiro será um debate sobre o filme norte-americano “Trama fantasma” (foto), dirigido por Paul Thomas Anderson e lançado em fevereiro deste ano. Com seis indicações no último Oscar, a obra aborda o potencial destrutivo dos relacionamentos amorosos. Os demais encontros terão como temas “A sexualidade contemporânea”, “Fantasias inconscientes compartilhadas no casal”, “Invasão de intimidade. Da idealização/paixão à desilusão”, “O trauma do casal: quebras de contrato”, “Quem é o paciente”, “Teorias das relações objetais e perspectiva vincular” e “O lugar do analista”.

O curso será conduzido pelos psicanalistas Flavia Costa Strauch, Eliane Cotrim Levcovitz e Paulo Humberto Bianchini, membros da SBPRJ, e certificado pelas duas instituições. O investimento é de R$ 200 e pode ser pago em duas parcelas, a primeira na inscrição e a segunda no primeiro encontro ou até 30 dias após a primeira aula. 

Inscrições e informações completas estão disponíveis no site da APNF. As vagas são limitadas. A APNF fica na Praça Demerval Barbosa Moreira 14/902, no Centro de Friburgo.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Curso estuda dilemas da vida a dois, em Nova Friburgo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias