As Últimas
Publicidade
15 de ago de 2018
Publicidade 2

Seminário sobre fontes de energia alternativa e novas tecnologias atraiu mais de cem empresários em Nova Friburgo


Evento chamado ‘Energy Day’ teve presença de investidores de outros estados, contou com palestras de entidades-referências no setor energético e Sessão de Negócios para ampliação de networking das empresas da região


Por: Redação


Mais de cem empresários de diversos segmentos de mercado lotaram, nesta quarta-feira (15), o auditório do Firjan-Senai Espaço da Moda, para participarem do seminário “Energy Day”, evento realizado pelo Sebrae/RJ dedicado ao mercado de energia solar fotovoltaica na Região Serrana. 

Momento prévio à Rodada de Negócios. (Foto: Carlos Mafort)
Além de empresários de Nova Friburgo e região, também estiveram presentes investidores da capital fluminense, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

O principal interesse dos participantes - que incluía representantes do poder público, entidades representativas de diversos segmentos incluindo indústria, comércio e serviços; e fornecedores de fontes de energia alternativa - foi adquirir ou aprimorar seus conhecimentos sobre a produção de energia fotovoltaica.

Os participantes também tiveram a oportunidade de saber como obter acesso à produção desse tipo de energia com o objetivo de reduzir custos, além de associarem suas marcas a iniciativas sustentáveis.

Analista do Sebrae, Tiago Schott, realizando a abertura do evento. (Foto: Carlos Mafort)
O Energy Day apresentou aos empresários dados sobre o cenário atual da utilização da energia fotovoltaica no mercado nacional (que se encontra em franca expansão, segundo os especialistas presentes), suas vantagens, as legislações pertinentes a esse tipo de iniciativa, a aplicação de novas tecnologias no setor e em como obter crédito para o desenvolvimento deste segmento de negócio.

De acordo com Tiago Schott, analista do Sebrae/RJ, o seminário foi uma ótima oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o setor, além de estimular a adesão das empresas da região a esse perfil de consumo energético. “O ‘Energy Day’ proporcionou aos participantes a chance de conhecerem mais sobre modelos alternativos de produção energética - como é o caso da energia fotovoltaica, que está em grande desenvolvimento no mercado nacional. 

Aqui foram apresentados não só o que está acontecendo neste setor, mas também as futuras tendências. Foi um encontro onde as informações compartilhadas serviram tanto para quem atua nesse nicho de mercado quanto para quem quer adquirir novos meios de produção de energia. 

O que importa é que sabemos que essa iniciativa vai gerar bons frutos para nossa região, já que estamos tratando de questões que envolvem não somente redução dos custos operacionais nos negócios, mas também a preservação do meio ambiente por meio de iniciativas sustentáveis”, ressalta.

Rodrigo Pedroso da ABSOLAR, durante seminário. (Foto: Carlos Mafort)
Para Rodrigo Pedroso, membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Energy Day representa um grande avanço na disseminação de conteúdo que pode gerar retornos positivos quanto aos aspectos socioeconômicos na região. “Iniciativas desse porte, que contam com grande participação do público empreendedor, são úteis na disseminação de informações que geram retorno financeiro e apoio à medidas de sustentabilidade. 

Isso gera desenvolvimento da melhor qualidade. É muito importante que a população e a classe empreendedora adquiram conhecimentos sobre quais são as formas de financiamento para acesso às alternativas energéticas e conheçam também as vantagens e os principais gargalos do setor, pois só assim é possível vislumbrar medidas que auxiliam na superação de dificuldades e, consequentemente, contribuam para o aprimoramento quanto a geração de energias alternativas”, destaca.

O seminário Energy Day tratou dos seguintes temas nas palestras:

- “Como reduzir os custos de energia no seu negócio” (ministrada pela arquiteta Myrthes Marcele F. Santos – Consultora do SEBRAE/RJ);

- “Oportunidades de negócios do Setor Fotovoltaico no Brasil” (com o representante da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR – Rodrigo Pedroso);

- “Processo de homologação de sistemas fotovoltaicos” (Ana Maria – ENERGISA);

- “Novas tecnologias em energias renováveis” (Ricardo de Oliveira Bicudo – FIRJAN);

- “Segurança e normatização de projetos elétricos” (Engenheiro Felipe Campos, doSindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro / SINDISTAL/RJ);

- Como obter financiamento para sistemas fotovoltaicos.

Ao final do evento foi realizada uma Sessão de Negócios com todas as empresas participantes do evento.

O Seminário “Energy Day” foi realizado peloSebrae/RJ, que contou com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Nova Friburgo (EA), Sindicato da Indústria da Construção Civil - Centro-Norte Fluminense (Sinduscon-CN), Firjan/Senai e Sindistal/RJ.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Seminário sobre fontes de energia alternativa e novas tecnologias atraiu mais de cem empresários em Nova Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias