As Últimas
Publicidade
16 de ago de 2018
Publicidade 2

Merco Noroeste: lixo descartado corretamente gera negócios sustentáveis

A Merco Noroeste, Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense, acontece de 23 a 25 de agosto, no Espaço Unidos, em Itaperuna, RJ.

Por: Redação
O maior evento de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Merco Noroeste (Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense), que acontece de 23 a 25 de agosto, no Espaço Unidos em Itaperuna, RJ, faz jus ao conceito ‘negócios gerando negócios’, afinal, em todas as etapas do evento os negócios acontecem, até mesmo quando o assunto é ‘lixo’.

Serão instalados Coletores de Recicláveis (plástico, papel, vidro e metal) em vários pontos da Merco. (Foto: Arquivo/Movimento Coleta Seletiva Solidária)
Todo lixo produzido durante a montagem da estrutura; além dos três dias de evento e, posteriormente, ao final da Feira, serão descartados de forma correta. Através de parceria com o Projeto #MovimentoColetaSeletivaSolidária serão instalados Coletores de Recicláveis (plástico, papel, vidro e metal) em vários pontos da Merco. E, todo óleo de cozinha usado também será recolhido de forma correta. Depois será utilizado na fabricação de sabão.
Segundo Francelino da Silva Júnior (diácono Francelino), um dos responsáveis pelo projeto, a parceria com a Merco Noroeste é de fundamental importância. “Com essa parceria, nós pretendemos gerar negócios de forma sustentável, pois, os resíduos gerados serão enviados para reciclagem, gerando renda para os catadores e recursos para obras sociais. Além de fomentar a economia local pelo ingresso de recursos oriundos da venda de recicláveis para as indústrias e auxílio no equilíbrio fiscal do município com aumento do ICMS Verde”, diz.

“Os resíduos gerados serão enviados para reciclagem, gerando renda para os catadores e recursos para obras sociais”, diz Francelino (o segundo, da esquerda para a direita)
(Foto: 
Arquivo/Movimento Coleta Seletiva Solidária)
Francelino ainda mencionou como empresários e a sociedade civil podem contribuir. Adotando a prática de separar os resíduos em três recipientes, um para recicláveis, plástico, papel, vidro e metal; outro para orgânicos, resto de comida e vegetais; e um outro para rejeitos, lixo sanitário. Encaminhar os recicláveis para a Associação de Catadores. 
Doar o orgânico para compostagem, quando possível. E descartar o rejeito na coleta da Prefeitura. A reciclagem é positiva sob os aspetos ambiental, social, econômico e fiscal”, completa Francelino.
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz e o diácono Francelino da
Silva Júnior. (Foto: Arquivo/Movimento Coleta Seletiva Solidária)

O Projeto #MovimentoColetaSeletivaSolidária é coordenado pela Associação de Catadores de Recicláveis de Itaperuna e Obras Sociais Padre Geraldo. Com apoio da Pastoral da Cidadania (Mobilização de voluntários para construção, instalação de pontos de coleta e divulgação da reciclagem), Ascender Ideias (Designer gráfico, desenvolvimento do aplicativo Ecoponto e demais assuntos relativos à informática), Prefeitura/Secretaria Municipal do Ambiente (Panfletos, cessão de caminhão em comodato para coleta) e parceiros patrocinadores das faixas de identificação dos pontos de Coleta de Recicláveis (V S Martins Distribuidora, FDC Informática, Unidos Supermercado,  Geraldo Taxista e Magazine Tabajara).

MERCO NOROESTE - 20 ANOS DE SUCESSO!
Após duas décadas de muito trabalho, a Merco Noroeste quebrou conceitos e paradigmas em relação à região, mostrando a força de inúmeros setores, além de ratificar o potencial e – a pluralidade de negócios – que o Noroeste Fluminense é capaz de fomentar.
Este ano o tema ‘Conectividade’ será uma das grandes atrações do evento, abordando conceitos que promovam não só negócios, mas, que movam pessoas na direção de uma sociedade mais justa, sustentável e responsável. Eventos sobre Marketing Digital, StartupsGames, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Moda, Saúde, Cultura, Gastronomia, dentre outros, estão sendo preparados por profissionais qualificados.
A Merco também apresenta a Feira dos Produtores, expondo os produtos da região; 3º Festival de Food Trucks, com massas, hambúrgueres, crepes, carnes especiais, petiscos e muito mais; Área Infantil, com brinquedos infláveis, jogos e atividades voltadas para o lazer; e Arena Merco Music, com artistas regionais apresentando o melhor do Rock, MPB e Pop Rock.
A Arena Merco Games – sucesso na última edição – volta com força máxima, ampliada e promovendo torneios entre estudantes de tecnologia, alunos de faculdades e amantes de games. Já na Arena do Futuro o papo será sobre comportamento social, hábitos de consumo e tendências de mercado. Também estarão na pauta a indústria 4.0 e o futuro das profissões.
A Merco Noroeste tem os seguintes patrocinadores master: Sebrae, Fecomércio RJ e Sistema Firjan. Patrocinadores ouro: UniRedentor, RCA Network e Copapa. E apoio institucional, Sincomércio e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. A Feira é promovida e organizada pela B2B Empreendimentos. Para mais informações sobre a Merco Noroeste, clique em www.merconoroeste.com.br ou acompanhe as redes sociais da Feira.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Merco Noroeste: lixo descartado corretamente gera negócios sustentáveis Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias