As Últimas
Publicidade
23 de ago de 2018
Publicidade 2

Mais de 500 cartilhas de prevenção a queimadas distribuídas em ação do Plano Inverno em Petrópolis, RJ

Agentes distribuíram o material na Praça da Liberdade Ideia é conscientizar a população sobre os riscos das queimadas

Por: Redação


Mais de 500 cartilhas de prevenção a incêndios florestais foram distribuídas pelos agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias nesta quinta-feira (23.08), na Praça da Liberdade.

A ideia é conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, que causam diversos prejuízos para o meio ambiente e também para a saúde. A ação acontece em resposta ao número de casos na cidade: desde o início do período de estiagem, em julho, são mais de 170 hectares destruídos pelo fogo – o equivalente a mais de 170 campos de futebol. O último caso de maior proporção ocorreu no fim de semana, na Rua Dr. Agostinho Goulão, em Corrêas, quando foram queimados cerca de 18 hectares de vegetação.
 
(Foto: Divulgação/PMP)
O trabalho de conscientização faz parte do eixo operacional do Plano Inverno de Petrópolis 2018, organizado pela prefeitura, que busca reduzir o número de casos de incêndios florestais na cidade, além de estabelecer um plano de ação para agilizar a resposta às ocorrências. Dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar comprovaram a eficácia do trabalho antecipado realizado na cidade, que começou no ano passado: foram registrados 116 casos de fogo em vegetação em 2017 contra 258 em 2016.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, acompanhou de perto o trabalho dos agentes. Ele lembrou os prejuízos causados pelos incêndios florestais e ressalta a importância da prevenção.

"Na semana passada tivemos mais um grande incêndio florestal, atrás de um colégio, na zona urbana da cidade. Apesar de já ter passado dois meses do início do inverno, o período de estiagem segue até meados de novembro.

Não podemos perder o foco, os incêndios florestais são um dos principais desastres de Petrópolis e quase todos os casos são causados pela ação humana. Queremos, e precisamos, ter a população como nossa maior aliada nesse combate preventivo", disse o secretário.

A petropolitana Laudicéia da Silva recebeu a cartilha e contou que em casa avisou ao marido sobre os prejuízos de outra prática: a soltura de balões. "Eu insisti muito e agora ele entendeu o que pode acontecer. Acho muito importante, além dos problemas ambientais, a queimada também faz muito mal para a saúde. A ação da Defesa Civil pode evitar um grande incêndio, igual a gente vê em outros países", disse.

Outra ferramenta importante na prevenção a incêndios florestais é o drone, que foi utilizado pela Defesa Civil em parceria com órgãos ambientais no mapeamento e monitoramento de áreas de preservação. Mesmo após o término deste trabalho, o equipamento permanece disponível para os órgãos ambientais e para o Corpo de Bombeiros em caso de queimadas.

“Seguimos à disposição, não apenas com o drone, mas também com a nossa brigada de combate aos incêndios florestais. O trabalho antecipado e organizado busca reduzir o número de ocorrências deste tipo na cidade. Esperamos conseguir bons resultados com as ações em conjunto”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

O trabalho preventivo da Defesa Civil também estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas. O Plano Inverno de Petrópolis 2018, com suas respectivas matrizes de atividades e responsabilidades, está disponível para download no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Mais de 500 cartilhas de prevenção a queimadas distribuídas em ação do Plano Inverno em Petrópolis, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias