As Últimas
Publicidade
16 de ago de 2018
Publicidade 2

Concurso Estadual de Qualidade do Café está com inscrições abertas


Etapa final acontecerá em outubro, no Vale do Café, com a divulgação dos 10 melhores cafés do estado do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras e Trajano de Moraes se destacam.

Por: Redação

Estão abertas as inscrições para a edição 2018 do Concurso Estadual de Qualidade do Café. Promovido pelo Sebrae/RJ, o objetivo é incentivar os cafeicultores fluminenses a produzir cafés de alta qualidade, dar visibilidade a esta produção e atrair compradores de cafés especiais de diversas regiões do Brasil – e até do exterior. 

Podem participar produtores de todo o Estado do Rio de Janeiro e a inscrição é gratuita. As amostras devem ser enviadas até 20 de agosto.


Amostras devem ser enviadas até dia 20 de agosto. (Foto: Ciete Silvério/A2img)
Na Região Serrana, os municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Trajano de Moraes e Nova Friburgo se destacam.

Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais, em quatro etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória.

Na terceira etapa, as amostras serão degustadas segundo a metodologia para análise sensorial de cafés especiais da SCA (SpecialtyCoffeeAssociation). Dela sairão os 20 melhores cafés que irão participar da quarta e última etapa do Concurso, em um grande evento no Vale do Café, dia 10 de outubro, quando serão anunciados os dez (10) melhores cafés do Estado do Rio.

Os cafés que chegarem à etapa final participarão na degustação oferecida aos compradores durante o evento no Vale do Café, receberão Certificado de Participação no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés 2018 e poderão participar da Rodada de Negócios.

Os dez melhores cafés receberão, ainda, laudo técnico e poderão participar do Cupping dos Cafés do Rio de Janeiro, a ser realizado pelo Sebrae/RJ, na edição de 2018 da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, onde poderão ser adquiridos por compradores que estarão no evento.

O concurso é mais uma ação do Projeto de Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Sebrae/RJ com apoio do Governo do Estado, da Coopercanol e de outras instituições.

Regulamento

As amostras deverão ser enviadas até o dia 20 de agosto, impreterivelmente, para a Universidade Federal de Lavras, aos cuidados do pesquisador Flávio Meira Borem, responsável pela análise do produto.

Serão aceitas apenas amostras da espécie CoffeaArabica L., da safra 2018, com lotes entre 1 e 5 sacas de 60kg do produto.

Os produtores poderão inscrever uma amostra de café natural (em coco) e uma de café processado por via úmida.

O regulamento completo pode ser consultado nos escritórios regionais do Sebrae/RJ.

Os produtores da Região Serrana poderão obter mais informações pelo telefone (22) 2523-6908, ou no escritório do Sebrae/ RJ, que fica localizado na Rua Fernando Bizzotto, nº 72 – Centro. 

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Concurso Estadual de Qualidade do Café está com inscrições abertas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias