As Últimas
Publicidade
4 de jul de 2018
Publicidade 2

Sociedade Civil e Poder Público realizaram reunião para elaborar campanha de conscientização e preservação dos espaços públicos


Encontro teve como objetivo evitar desperdício de investimentos e depredação de locais em Nova Friburgo.

Por: Redação

Na tarde desta terça-feira (03), na sede do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, representantes de segmentos da sociedade civil e do Poder Público Municipal estiveram reunidos para discutir ações e elaborar campanha de conscientização para preservação dos espaços públicos de Nova Friburgo.


A iniciativa é decorrente dos prejuízos causados à revitalização e melhorias realizadas na Praça do Suspiro, apenas um dia após a realização do UrbanHacking, iniciativa que aconteceu no dia 24 de junho e cujo objetivo foi transformar o espaço público em local de lazer e bem-estar à população e turistas, que fez melhoria na jardinagem da praça, montou parquinho para as crianças e renovou grande parte da estrutura presente no local.

Reunião aconteceu nesta terça-feira, (03). (Foto: Divulgação/Sebrae)
Os prejuízos e a falta de interesse na preservação das mudanças realizadas na Praça do Suspiro aconteceram durante a exibição do jogo entre Brasil e Sérvia, na tarde do dia 25 de junho, ou seja, apenas um dia após o UrbanHacking, quando adultos utilizaram indevidamente brinquedos do parquinho infantil, deixado como legado para as crianças da cidade e também quando houve danos às plantas e jardins.

No encontro estiveram presentes: o secretário municipal de Turismo, Pablo Sprei; a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp; o presidente do Centro Cultural Teuto Friburgo, Edmílson Schneider; consultores técnicos ligados à área de Turismo e representantes da classe jornalística e publicitária.

Para Pablo Sprei, a repercussão negativa dos danos causados na Praça do Suspiro pelos espectadores do jogo Brasil e Sérvia, já gerou uma mudança de comportamento da população, que deve ser aprofundada e ampliada por meio de campanhas de conscientização. 

“Na exibição do jogo entre Brasil e México já foi possível perceber uma mudança de comportamento e uma preocupação maior dos espectadores com os itens da praça. Isso reflete que muitos ficaram sensibilizados com a importância em se preservar o que é público. Por isso, estamos participando dessa reunião e esperamos contar com o apoio de todos os segmentos da sociedade para que Nova Friburgo seja reconhecida pela beleza e pela postura de preservação da própria população de seus espaços públicos”, destacou o secretário municipal de Turismo.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, é preciso que todos entendam o esforço que foi feito pelos empresários da cidade para recuperar e embelezar a Praça do Suspiro e que a falta de cuidado demonstrado, pode desestimular investimento da mesma natureza. 

“Muitas pessoas que conheço comentam sobre a necessidade de revitalização ou de melhorias em alguns espaços públicos em Nova Friburgo. E quando isso acontece, seja pela iniciativa privada ou pelo poder público, as pessoas não se preocupam em preservar. Não podemos deixar de assumir a responsabilidade individual de cuidar do que é nosso e do que é consequentemente de todos. Cada um deve se sentir responsável e por isso estamos desenvolvendo ações que podem ajudar na conscientização das pessoas. 

Porém, acredito que ainda precisamos de mais pessoas interessadas em participar dessa campanha, que pode transformar Nova Friburgo em um lugar ainda melhor de se viver e que gere orgulho, retorno financeiro e geração de emprego para seus moradores”, ressaltou.

Entre as ações de conscientização previstas na campanha, estão:

- A importância e os motivos em se preservar os espaços públicos;
- Sensibilização turística;
- Receptividade;
- Atendimento de qualidade;
- Limpeza;
- Busca de parcerias, sejam elas de caráter público ou privado;
- Padronização de procedimentos antes, durante e após a realização dos eventos.

Legado

A realização do UrbanHacking, além de ser uma iniciativa que promoveu a cidade junto à população e aos turistas com entretenimento, cultura, saúde, sustentabilidade, também deu destaque ao comércio, aos produtos e às atividades turísticas locais. Mas o mais importante foi o legado que o evento deixou para Nova Friburgo.

Entre os benefícios que ficaram para a cidade, principalmente no local de realização do evento (Praça do Suspiro), estão:

- Novo projeto paisagístico para o local;
- Reconstrução e manutenção dos jardins;
- Nova iluminação para o Morro da Cruz e da Fonte do Suspiro;
- Doação de parque Infantil e bancos para a praça;
- Mosaico em homenagem as colônias na placa do teleférico.

O UrbanHacking foi uma realização do Sebrae/RJ em parceria com Acianf, Convention& Bureau e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

A inciativa também compõe o programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do Sebrae/RJ.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Sociedade Civil e Poder Público realizaram reunião para elaborar campanha de conscientização e preservação dos espaços públicos Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias