As Últimas
Publicidade
23 de jul de 2018
Publicidade 2

Secretaria de Trânsito esclarece adoção da ‘Zona Azul’ em Cordeiro, RJ.

Intuito é ampliar número de vagas para carros especialmente no centro da cidade.


Por: Redação

Quem precisa estacionar seu veículo em áreas urbanas e perde tempo e paciência para encontrar uma vaga sabe o tamanho do transtorno. Uma solução prática que vem sendo implantada em todo o país tem proporcionado benefícios em diversos aspectos. Trata-se da ‘Zona Azul’, modalidade pública cuja principal função é permitir rotatividade e possibilitar maior oferta de vagas para carros controladas pelo tempo.

A ‘Zona Azul’ fez muitas cidades aumentarem o número de vagas para carros. (Foto: Divulgação)

Mais vagas durante o dia

Cidades que ainda não implantaram o sistema rotativo vivenciam situações incômodas, como a dos motoristas que estacionam seus veículos pela manhã e só o retiram no final do dia, comprometendo a rotatividade e prejudicando o trânsito. Com a implantação da ‘Zona Azul’ é diferente. O motorista obrigatoriamente precisa liberar a vaga após o tempo limite, garantindo assim grande rotatividade de veículos e compartilhamento da mesma vaga diversas vezes num mesmo dia.

Favorecendo o comércio

A falta de vagas para estacionar faz com que muitos clientes desistam de comprar no comércio local, impedindo o crescimento econômico do próprio município. Com o estacionamento rotativo, o comércio lucra mais por existir vagas disponíveis com mais frequência, auxiliando de forma direta para que o comerciante obtenha um fluxo maior de clientes. Assim, o consumidor não perde tempo procurando vagas para estacionar e não desiste da compra.

Rapidez e tranquilidade

Com a ‘Zona Azul’, os motoristas não precisam mais procurar estacionamentos distantes, que geram o desconforto de fazê-los voltar caminhando por um longo trajeto até o seu destino. A rotatividade de vagas dá ao motorista a certeza de sais de casa mais tranquilo por saber que vai estacionar o seu veículo próximo ao local que deseja ir e que será possível agilizar seus afazeres.

Amenizando a ausência de vagas

Dezenas de usuários já sentem as melhorias, relatando que antes do estacionamento rotativo era praticamente impossível achar vagas em certos locais, especialmente porque muitos veículos ficavam o dia todo na mesma vaga. Por essa prática não ser permitida na ‘Zona Azul’, a Secretaria de Trânsito de Cordeiro confirma que isso ameniza a falta de vagas. “Nosso objetivo é aumentar o número de vagas disponíveis e facilitar a vida de todos”, esclarece Solano Brito, secretário de Trânsito.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Secretaria de Trânsito esclarece adoção da ‘Zona Azul’ em Cordeiro, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias