As Últimas
Publicidade
5 de jul de 2018
Publicidade 2

1º Seminário de Compras Públicas reuniu mais de 80 representantes de 11 municípios em Nova Friburgo, RJ.


O encontro, que aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) das 8h às 17h

Na quarta-feira (04) foi realizado o 1º Seminário de Compras Públicas da Região Serrana, evento realizado pela Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) em parceria com o Sebrae/RJ. 

O encontro, que aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) das 8h às 17h, reuniu mais de 80 representantes de 11 municípios que compõem o grupo de trabalho.

Seminário aconteceu na última quarta-feira, (04). (Foto: Divulgação/Sebrae)
Durante o seminário, que tinha como lemas as palavras “Ideias, Interação, Inovação e Parcerias” os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre as formas de contratação pelo Poder Público no Brasil, os capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que tratam deste assunto e quais são os impactos dela nos pequenos negócios da região.

Também foram colocados em discussão quais são as principais perspectivas para as Compras Públicas no cenário econômico atual e nos próximos anos em termos de legislação e de gestão.

Outro assunto pautado no encontro foi como é possível disseminar ideias e conceitos de inovação, ao mesmo tempo em que haja a interação entre os agentes públicos de diferentes localidades, possibilitando a formação de parcerias.

Na abertura do encontro, Jaqueline da Silva, agente de desenvolvimento do município do Carmo, responsável pelo seminário, destacou a importância do evento como consolidação das iniciativas da Rede de ADs e enalteceu as parcerias formadas ao longo dos três anos e sete meses de existência do grupo de trabalho. 

“No dia 04 de dezembro de 2014, quando representantes de apenas seis municípios participavam do Curso Avançado de Formação de Agentes de Desenvolvimento, jamais poderíamos imaginar que uma simples ideia pudesse trazer tanta transformação para nossa região no que tange ao desenvolvimento econômico e ao reconhecimento, inclusive no âmbito nacional, de nossas iniciativas. Por isso é um motivo de orgulho e de muita satisfação estarmos hoje reunidos aqui, participando deste seminário”, destacou.

As ações, o reconhecimento e a capacidade de mobilização da Rede de ADs também fizeram parte da fala do coordenador do grupo, Jorge Braz, secretário de Fazenda do município de Cantagalo, que mostrou a todos os participantes do seminário o troféu conquistado pela Rede de ADs no “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor” na categoria:“Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico”. 

“Somos representantes de uma região que a cada ano que passa, está obtendo o reconhecimento de um local próspero e favorável para as atividades empreendedoras e isso deve nos encher de orgulho e confiança de que novos desafios virão e de que a cada um deles conseguiremos obter sucesso, já que as parcerias formadas e os interesses em promover o desenvolvimento econômico de nossa região - seja no âmbito da sustentabilidade ou da inovação – são notórios e praticados com dedicação por todos os ADs envolvidos. Vale lembrar que todo agente de desenvolvimento é, em sua essência, um agente de transformação”.

Homenagem

Jorge Braz também aproveitou para convidar os agentes de desenvolvimento presentes no seminário a participarem de evento que será realizado no dia 17 de julho (terça-feira), na Câmara Municipal de Cantagalo, que irá conceder Moção de Aplauso à Rede de ADs da Região Serrana em reconhecimento por suas ações em prol do desenvolvimento econômico regional.

Para a analista do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, tudo o que está acontecendo em relação à Rede de ADs é fruto de muito esforço e dedicação dos envolvidos. “Já são quase quatro anos de capacitações, parcerias, dedicação e ações produtivas favoráveis ao ambiente de negócios da Região Serrana como um todo. 

Por isso parabenizo aos agentes de desenvolvimento por tudo o que eles estão realizando e, se Deus quiser, terão seu reconhecimento consolidado em todo país com a conquista da etapa nacional do Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor. Torço muito que isso aconteça, pois todos os que estão envolvidos na Rede de ADs são muito dedicados e muito compromissados com a causa deste grupo e seus objetivos de promover o desenvolvimento econômico regional”, ressaltou.

No 1º Seminário de Compras Públicas da Região Serrana estiveram representantes de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras e Santa Maria Madalena. O evento também recebeu apoio da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (ECG-TCE/RJ) e empresa Sumicity.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: 1º Seminário de Compras Públicas reuniu mais de 80 representantes de 11 municípios em Nova Friburgo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias