As Últimas
Publicidade
21 de jun de 2018
Publicidade 2

Em Petrópolis, RJ, 20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas é aberta na FASE


Organizada pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, evento reuniu 50 pessoas na noite de terça-feira, (19).

Por: Redação

A 20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas foi aberta no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), na noite de terça-feira, (19). O evento, promovido pela Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, acontece até o dia 26, com ações, palestras, orientações em escola e apresentação das atividades do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas.
 
20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas foi aberta em Petrópolis, RJ. (Foto: Divulgação)
“É muito importante ver todos os setores unidos na atenção e discussão de assuntos tão relevantes. É questão de saúde pública que deve ser trabalhada coletivamente. Vamos continuar trabalhando, buscando parcerias e unindo as forças para traçar políticas seguras de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Hugo Torres do Val, da representante da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Maria Auxiliadora Soares, e da coordenadora do curso de Psicologia da FASE, Rovena Paranhos. Para a coordenadora de Políticas sobre Drogas do Município, Leandra Iglesias, o evento vem para reforçar o apoio das entidades na discussão de novas políticas.

“É uma felicidade muito grande poder organizar uma programação tão cheia e tendo a participação de tantos órgãos importantes neste trabalho. O SENAD e a ABEAD vêm a colaborar demais com o nosso propósito aqui, que é mostrar o que já tem sido feito no Brasil na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas e como é o nosso panorama atual”, explicou Leandra.
 
Foto: Divulgação
A primeira palestra da 20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas foi ministrada pelo Coordenador de Planejamento e Avaliação da SENAD, Hugo Torres do Val. Ele explicou sobre o panorama atual das políticas sobre drogas e as leis que instituem o assunto.

“É função da SENAD assessorar e assistir o Executivo quanto às políticas sobre drogas no país. Devemos articular e coordenar as atividades de prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e de dependentes de drogas e as atividades de capacitação e treinamento dos agentes do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. Para isso, organizamos informações, acompanhamos fóruns internacionais e promovemos atividades de cooperação com outros países, que tratem destas políticas”, explicou Hugo.

Cerca de 70 pessoas acompanharam a palestra. A 20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas terá sequência nesta quinta-feira (21.06) com Encontro na Escola, no Colégio Bom Jesus São José. Serão realizados workshops com alunos do oitavo ano do ensino fundamental ao segundo do ensino médio. No dia 22, acontece a palestra com a Dra. Analice Gigliotti, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/FASE). Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo, Analice é chefe do Setor de Dependências Químicas e Comportamentais do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e vai falar sobre os mitos inseridos no meio da discussão em torno da liberação da maconha.

Para o presidente do Grupo Assistencial SOS Vida e representante da Clínica Vista Alegre, Antonio Carlos Pires, a 20ª Semana de Prevenção às Drogas mostra que o poder público está muito empenhado em debater e implementar novas políticas.
“Pude observar este comprometimento que está tendo o poder público municipal com este assunto, que, como bem lembrou o secretário de Saúde, é questão de saúde pública. É necessário, além disso, o envolvimento dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, nos níveis municipal, estadual e federal. Claro, com a participação da sociedade civil. Existe muita preocupação da sociedade com esta temática, que é um problema de todos nós”, comentou.

Estão previstas, ainda, durante a 20ª Semana, ações sociais para destacar os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD III). As ações vão acontecer nos dias 23, na Praça Dom Pedro, das 10 às 19h; e no dia 24, na Praça da Liberdade, das 9 às 14h. No dia 25, haverá ações das oficinas e grupos terapêuticos no CAPS AD III, das 9 às 17h, e assembleia dos pacientes e familiares, às 14h. O Encerramento, no dia 26, fica por conta da palestra Contribuições da Neurociência da Dependência Química. O encontro será ministrado pelo diretor geral científico da Associação Brasileira de Álcool e Drogas, Dr. José Mauro Braz Lima e acontece também na FASE, às 18h.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Petrópolis, RJ, 20ª Semana Nacional de Prevenção às Drogas é aberta na FASE Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias