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18 de jun de 2018
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Aproveite as festas juninas sem sair da dieta

Para não perder a linha e o ritmo da dieta, a nutricionista Brigitte Olichon selecionou quatro receitas mantêm o sabor da tradição com equilíbrio calórico nos ingredientes. Confira!

Por: Redação

Está aberta a temporada de se divertir no embalo do forró e das mais tradicionais delícias da culinária brasileira. Mas com um olho no baile e outro na balança. Para não perder a linha e o ritmo da dieta, a nutricionista Brigitte Olichon selecionou quatro receitas. Elas mantêm o sabor da tradição com equilíbrio calórico nos ingredientes, segundo a professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)

Bolo de milho leve. (Foto: Divulgação)

Bolo de milho leve:

Ingredientes: 

2 xícaras de chá de leite desnatado; 4 ovos; 10 colheres de sopa de fubá; 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; 6 colheres de sopa de óleo; 1 colher de sopa de amido de milho; 3 colheres de chá de canela em pó; 1 colher de sopa de fermento em pó; 8 colheres de sopa de adoçante culinário forno e fogão.

Modo de preparo: 

Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o queijo e o adoçante. Acrescentar o fubá, o amido de milho e a canela em pó e, por último, o fermento. Transferir para uma forma untada com óleo polvilhada com amido de milho. Assar em forno médio pré-aquecido até dourar. Desenformar após esfriar e servir.

Rendimento: 15 porções.

Doce de batata doce diet:

Ingredientes: 

3 batatas doces roxas; ½ xícara de chá de leite desnatado; 2 colheres de sopa de adoçante culinário forno e fogão; 2 colheres de sobremesa de canela em pó.

Modo de preparo: 

Descascar as batatas e colocá-las em uma panela com água fria, levando ao fogo médio com a panela semi-destampada até as batatas amolecerem. Escorrer as batatas e ainda quente amassá-las. Colocar em uma panela essa massa, o adoçante e o leite, levar ao fogo brando e mexer até que solte do fundo da panela. Colocar a massa em um prato fundo e deixar esfriar. Fazer bolinhas com o auxílio de uma colher de sobremesa e polvilhá-las com pouco de adoçante ou com cacau em pó ou com canela.

Rendimento: 25 porções.

Cuscuz de tapioca leve:

Ingredientes: 

500 gramas  de tapioca1 litro de leite desnatado; 100 ml de leite de coco light8 colheres de sopa de adoçante em pó; 100 gramas de côco ralado sem açúcar.

Modo de preparo: 

Ferver o leite juntamente com o leite de coco light e o adoçante em pó. Quando já estiver fervendo, acrescentar a tapioca aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Deixar ferver em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos. Colocar o conteúdo em um pirex e polvilhar coco ralado por cima, para decorar.

Arroz doce leve:

Ingredientes: 

1 xícara de arroz branco (de preferência, do tipo arbóreo, para risoto); 2 1/2 xícaras de água; 2 xícaras de leite desnatado; 2 bananas d'água bem maduras; 1 anis estrelado ou 1 pau de canela; 5 cravos-da-Índia.

Modo de fazer:  

Em uma panela, coloque o arroz e a água e cozinhe até ele ficar al dente. Caso sentir necessidade, acrescente mais água. Desligue o fogo e reserve. Bater o leite com a banana no liquidificador até dissolver bem. Em outra panela, coloque o leite, o anis, os cravos, misture e deixe ferver. Adicione o arroz cozido e abaixe o fogo, e deixe cozinhando por mais 10 minutos, ou até a quantidade do leite diminuir um pouco. Desligue o fogo e polvilhe canela em pó para servir.
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