As Últimas
Publicidade
1 de jun de 2018
Publicidade 2

2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva imuniza quase 7 mil animais em Petrópolis, RJ.

Imunização esteve em 18 pontos nos bairros Mosela, Bingen, Quitandinha, Independência e adjacências.

Por: Redação


Quase 7 mil cães e gatos dos bairros Mosela, Bingen, Quitandinha, Independência e adjacências foram imunizados contra a raiva animal sábado (26). A campanha, que teve início em abril, chega ao fim em novembro. Em Petrópolis, não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.  
 
Vacinação aconteceu no último sábado, (26). (Foto: Divulgação/AscomPMP)
A segunda etapa da campanha atendeu moradores do Mosela, Bataillard, Quarteirão Brasileiro, Batista da Costa, Pedras Brancas, Bingen, Manoel Torres, Dias de Oliveira, Castrioto, Quitandinha, Vila Saúde e Independência, com 18 postos. Foram aplicadas 6.696 doses da vacina, representando 91% da estimativa da Coordenadoria de Vigilância Ambiental. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. A meta é imunizar, pelo menos, 28,6 mil animais em todo o município.

“São mais de 30 anos sem registro da doença em animais e nunca tivemos casos em humanos. Para manter a doença afastada do município, é preciso conscientizar a população que imunize os seus animais de estimação. Se a pessoa não conseguiu acompanhar o cronograma no seu bairronessas duas primeiras etapas, ela pode procurar os postos nas próximas para que eles recebam as doses. Se a campanha ainda não chegou ao seu bairro, pode aguardar, pois ainda teremos outras cinco etapas e todas as regiões serão atendidas”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O cronograma segue a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais serão imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.
 
Vacinação contra raiva. (Foto: Divulgação/AscomPMP)
“Só não fazemos a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

A estudante de engenharia Paolla Castro, de 25 anos, levou o gatinho dela, Teodoro, de 5, ao posto de vacinação montado na Escola Municipal Bataillard. Para ela, é importante ter atenção ao calendário para não perder o dia certo de vacinação dos seus bichinhos e poder imunizá-los. “Além do Teodoro, tenho uma fêmea, a Lupita, que já trouxe para vacinar mais cedo. Acho importante vacinar. Em todos os anos, estou atenta para trazê-los e não perder a imunização”, disse Paolla.

A terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal está prevista para o dia 16 de junho e vai atender os moradores de Pedro do Rio, Secretário, Itaipava, Benfica, Estrada do Gentio, Araras, Malta Vista Alegre, Santa Luzia e Vale das Videiras.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva imuniza quase 7 mil animais em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias