As Últimas
Publicidade
15 de mai de 2018
Publicidade 2

Sebrae realiza palestras gratuitas em Nova Friburgo e Cantagalo, RJ.


Palestras serão sobre os impactos que o novo sistema e-Social causará na rotina das empresas, incluindo MEIs e do poder público a partir de julho.

Por: Redação

A partir de julho, MEIs e pequenas empresas de todo país estarão obrigados a aderir ao e-Social - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - que possibilita a comunicação ao Governo Federal, de forma unificada, das informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.



Diante desse novo cenário, o Sebrae/RJ, com o objetivo de contribuir para adequação das empresas locais a esse novo sistema, resolveu oferecer gratuitamente para empresários, contadores, profissionais de RH, estudantes e representantes do poder público da Região Serrana a palestra: “e-Social: O que é, para que serve, e o que muda na rotina das pequenas empresas”.

As palestras acontecerão nos dias 21 de maio (em Nova Friburgo) e 23 de maio (em Cantagalo). Estão sendo aguardados nas palestras, além de empresários, contadores, estudantes de contabilidade, profissionais e estudantes de Recursos Humanos; os representantes do Poder Público (prefeituras), já que estes têm até janeiro de 2019 para aderir ao e-Social.

De acordo com Raquel Stumm, analista do Sebrae/RJ, esta é uma excelente oportunidade para quem ainda não sabe do que se trata o assunto, ou para quem já ouviu falar sobre o sistema, mas não tem ideia por onde começar a adesão: 

“Desde o dia 08 de janeiro, o e-Social entrou em vigor para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Em julho, será a vez das demais empresas, incluindo as pequenas e o Micro Empreendedor Individual (MEI) com funcionários, grupo que, segundo especialistas, preocupa por ainda não ter começado sua adaptação.

O processo de implementação do e-Social será feito em etapas e se encerrará em janeiro de 2019, com a adesão dos órgãos públicos. Por isso é muito importante que todos os segmentos ligados ao e-Social participem das palestras, pois desta forma poderão se adequar mais rapidamente a essa nova exigência e manter seu negócio em plena regularidade”, explicou, destacando que a adaptação à ferramenta digital exige investimento em tecnologia, treinamento e organização dos dados da folha de pagamento.

No evento são aguardados também participantes dos municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, entre outros que compõem a região. 

Onde, quando e como participar das palestras

Nova Friburgo - 21 de maio (segunda-feira)

Palestra: “e-Social: O que é, para que serve e o que muda na rotina das pequenas empresas”
Horário: 9h
Local: Auditório da Prefeitura de Nova Friburgo (antigo prédio da OI)
Inscrição: pelo link https://goo.gl/forms/9brnHgp25IT5kot83 ouSebrae/RJ em Nova Friburgo – (22) 2523-6908

Cantagalo – 23 de maio (quarta-feira)

Palestra: “e-Social: O que é, para que serve e o que muda na rotina das pequenas empresas”.
Horários: 16h – Produtores Rurais

18h30 – Empresários e Contabilistas
Local: Auditório da Secretaria de Educação (ao lado do Banco do Brasil)
Inscrição: pelo link https://goo.gl/forms/LZ0Lr98wOONHn1Zh1 ouSala do Empreendedor: (22) 2555-4204 – Ramal 207

A realização da palestra “e-Social: O que é, para que serve, e o que muda na rotina das pequenas empresas” resulta da parceria do Sebrae/RJ com as prefeituras de municipais de Nova Friburgo e Cantagalo. 

O que é e para que serve o e-Social

O Decreto nº 8.373/14 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao e-Social substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

De acordo com o Governo Federal, a plataforma vai concentrar a prestação de 15 tipos diferentes de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias — atualmente informadas separadamente.

A implantação do e-Social viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

O projeto e-Social é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do Governo Federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTb).

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Sebrae realiza palestras gratuitas em Nova Friburgo e Cantagalo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias