As Últimas
Publicidade
7 de mai de 2018
Publicidade 2

Restaurantes de Nova Friburgo, RJ, preparam pratos especiais para os 200 anos da cidade


Cada prato foi elaborado baseado em uma parte da história do município, unindo conceitos históricos e culturais de Nova Friburgo. Evento acontece durante todo mês de maio em 15 restaurantes.

Por: Redação

Nova Friburgo completará 200 anos no próximo dia 16 de maio. Em comemoração ao aniversário do município, 15 restaurantes locais decidiram se unir e promover uma homenagem à cidade. 


Trata-se do “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos”, um movimento gastronômico que nasceu em janeiro deste ano com a intenção de valorizar produtos, personagens e colônias que contribuíram para a formação da identidade friburguense.

Cada estabelecimento participante desenvolveu um prato exclusivo, que será servido em seu espaço durante todo o mês de maio. Além disso, para promover e eternizar esta ação, os empresários farão o lançamento de uma revista gastronômica, que reúne um pouco da história de Nova Friburgo e detalhes da criação de cada prato escolhido.

Esta iniciativa tem como parceiros a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), o Conventions Bureau e recebe o apoio do Sebrae/RJ através do projeto de Gastronomia “Sebrae Na Mesa”, que tem como objetivo auxiliar as empresas ligadas ao segmento, aprimorando processos de gestão, promovendo desenvolvimento mercadológico e dando suporte à realização de ações que contribuem para o crescimento do setor respeitando as particularidades de cada região.


De acordo com Juliana Noronha, analista do Sebrae/RJ, o “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos” tem como objetivo atrair a atenção para a qualidade e diversidade da culinária local e prestigiar o bicentenário da cidade. “Nos empenhamos em apoiar os restaurantes nesta ação comemorativa porque acreditamos que esta é a melhor maneira de dar notoriedade a uma data tão significativa para Nova Friburgo e seus habitantes. 

Ações como esta fortalecem o turismo, divulgam a gastronomia e movimentam a economia local. Afinal, Nova Friburgo é uma cidade que, além dos atrativos naturais, possui riquezas culturais e tradição na prestação de bons serviços e oferta de produtos diferenciados”, ressalta.

Além dos pratos comemorativos e da revista, que contará com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares, os restaurantes - com a ajuda do Sebrae/RJ - receberam consultorias e treinamentos em atendimento, montagem e apresentação de pratos, desenvolveram a identidade visual do grupo e realizaram a divulgação da iniciativa nas redes sociais. Enfim, se prepararam para oferecer o melhor para os clientes locais e visitantes proporcionando uma experiência única e prazerosa na serra.

Confira as páginas do movimento nas redes sociais:


Combinação perfeita entre comida e história

Para Mônica Bittencourt, chef especializada em comida de boteco tradicional e gourmet, e proprietária do “Buteco em Casa - Petiscos”, que por enquanto só atende delivery, todos os pratos comemorativos apresentados pelos 15 restaurantes têm uma parte da história de Nova Friburgo para contar. 

Capa da revista. (Foto: Divulgação)
“Estamos unindo a história da cidade com sua cultura, cuja Gastronomia é um de seus expoentes. Desse modo podemos, ao mesmo tempo, divulgar nossas raízes e tendências, além de potencializar a visibilidade do trabalho que é realizado pelos restaurantes locais, cuja qualidade contribui para o aprimoramento de segmentos ligados ao Comércio e Turismo locais”, ressalta a empresária, idealizadora do prato comemorativo: “Bolinho de batata baroa com mix de linguiça e couve ao alho” que, segundo ela, contém em seu ingrediente principal - a batata baroa - uma ligação muito forte com a história do município.

De acordo com historiadores, a batata baroa é um tubérculo nomeado em homenagem a baronesa de Nova Friburgo, Ambrosina Leitão da Cunha, que adorava a iguaria.

Ela era casada com o então barão de Nova Friburgo, Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, amigo do imperador D.Pedro II, que plantou a primeira muda da batata no município após seu retorno de viagem às Antilhas.

Para os estudiosos, o nome “batata baroa” e não “batata baronesa” ocorreu porque,possivelmente, era como os escravos chamavam a senhora Ambrosina, que acabou batizando o tubérculo que ela tanto gostava.

Restaurantes e seus pratos comemorativos

O “Viagem & Sabor – Nova Friburgo 200 anos” vai durar até o fim do mês de maio e até lá os restaurantes estarão oferecendo os seguintes pratos especiais a seus clientes:

1) Empório Klein: Batata recheada de shitake com queijo cremoso.
Praça Carlos Maria Marchom, n° 14 – Lumiar / (22) 2542-9429;

2) Armazém da Serra: Truta flambada no licor de amaretto, acompanhada de broto de bambu.
Praça Carlos Maria Marchon, 1 – Lumiar;

3) Pizzaria Girassol: Pizza Picante (pizza de massa de aipim, chutney de manga e gorgonzola).
Rua Rodrigues Alves, 97 - São Pedro da Serra / (22)2542-4426;

4) Trilhas do Araçari: Arroz da Horta (arroz ao curry, legumes cozidos e shitake).
Rua Gertrúdes Stern, s/nº - Distrito de Mury / (22) 2519-5694;

5) Ouverney Gastronomia: Costela suina assada à redução de cerveja IPA da região, acompanhado de rostie recheada com queijo moleson.
Avenida Walter Machado Thedim, 8.600 - KM 68, Mury / (22)3512-0566;

6) O Bode Expiatório: Nhoque de batata baroa feito pela casa ao queijo moleson.
Praça Presidente Getúlio Vargas, 196 (sobrado) – Centro / (22) 2523-6203;

7) Excalibur: Bacalhau à lafões (Posta de bacalhau à dorê com batatas calabresa ao murro).
Rua Augusto Cardoso, 45 – Centro / (22) 2522-6774;

8) Willa Deguste: Costela suína ao molho de café acompanhado de batatas rústicas.
Praça Demerval Barbosa Moreira, 45 – Centro / (22) 2521-0230;

9) Varandão: Filet de tilápia ao molho de amêndoas, acompanhado de purê de mandioca e arroz de brócolis.
Rua Monsenhor Miranda, 46 – Centro / (22) 2522-5021;

10) Maravilha: Canjiquinha, costelinha de porco assada e jiló frito.
Rua Portugal, 17 – Centro / (22) 2521-2030;

11) Malagueta: File Suíço - torcedor de mignon servido com queijo emmenthal gratinado servido com batatas rústicas, cogumelos e cebolas assadas ao molho rotti.
Rua Deolinda Thuler, 119 – Cônego / (22) 2519-3227;

12) Galpão Gourmet: Talharim de 3 cores, natural, beterraba e espinafre com molho creme de leite fresco e shitakes temperados com flor de sal, alho e páprica.
Rua Romão Aguilera Campos, 673 A – Cônego / (22) 2523-4000;

13) Oca Maloca: Truta grelhada com molho de amêndoas, servida com batata rosti recheada de truta defumada.
Rua Deolinda Thuler, 145 – Cônego / (22) 2519-3137;

14) Chimarron Centro: Leitoa pururucada, acompanhada de purê de batata com tomate seco e rúcula.
Rua Duque de Caxias, nº 1 – Centro / (22) 2522-9090;

15) Buteco em Casa Petiscos: Bolinho de batata baroa com mix de linguiça e couve ao alho.
Delivery: (22) 99707-1178.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Restaurantes de Nova Friburgo, RJ, preparam pratos especiais para os 200 anos da cidade Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias