As Últimas
Publicidade
19 de mai de 2018
Publicidade 2

Programa Cidades Empreendedoras dá início ao 2º ciclo


Desta vez, Bom Jardim e outros dez municípios vão participar do programa promovido pelo Sebrae/RJ.

Por: Redação

O Sebrae/RJ deu início, ao 2º ciclo do Programa Cidades Empreendedoras - 2018/19, com a participação de 11 novos municípios do Estado do Rio de Janeiro. São eles: Bom Jardim,Miguel Pereira,Bom Jesus do Itabapoana, Maricá, Paraty, Queimados, Resende, São João da Barra, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto e Saquarema. Desses, quatro deles - Bom Jardim, Miguel Pereira,Bom Jesus do Itabapoana e Queimados -  já participaram da reunião de apresentação do projeto.



Os municípios assinarão um Termo de Compromisso com o Programa e partir daí vão montar o Comitê Gestor, formado por secretários municipais de Governo, Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Agentes de Desenvolvimento (ADs), Procuradoria, Controle Interno, além de lideranças empresariais, representantes do Legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. O Comitê Gestor será criado em cada um dos municípios participantes e se reunirá mensalmente.

Assim como no ciclo 2017/18, o programa tem como foco o engajamento da gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas favoráveis às micro e pequenas empresas.
O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa do Sebrae/RJ desenvolvida por meio de um game, para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões.

Ciclo 2017/2018

No primeiro ciclo – 2017/18, o município de Nova Friburgo ganhou o game, seguido de Petrópolis, em segundo lugar, e Volta Redonda, em terceiro. Entre as conquistas deste ciclo, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos do estado e do governo federal envolvidos no registro empresarial; parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) capaz de disseminar o empreendedorismo nas escolas, despertando a temática entre alunos e professores; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.
Além disso, o Programa Cidades Empreendedoras mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Programa Cidades Empreendedoras dá início ao 2º ciclo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias