As Últimas
Publicidade
24 de mai de 2018
Publicidade 2

CRAS Itinerante amplia ações na Zona Rural de Cordeiro, RJ.


Moradores atualizaram cadastros dos benefícios sociais



Por: Redação

Promover a atualização de seus cadastros ao mesmo tempo em que amplia os atendimentos sociais para os moradores da Zona Rural de Cordeiro. Esses foram alguns dos objetivos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que por intermédio de seus profissionais iniciou na semana passada, precisamente em 16 de maio o Projeto CRAS Itinerante, já com o pontapé inicial bastante abrangente.

Beneficiárias da Zona Rural receberam a Caderneta Social do Bolsa Família. (Foto: Divulgação) 
Com uma equipe experiente e bem preparada, o primeiro passo do programa foi dado na localidade da Pena, onde os técnicos do CRAS Lavrinhas, responsável por atender aos usuários da Zona Rural, juntamente com os responsáveis pelo CadÚnico trabalharam pela atualização dos cadastros dos usuários daquela localidade e também de toda a região circunvizinha.

Um ‘aulão de dança’ foi oferecido aos usuários, que então puderam conhecer uma das atividades do CRAS do município, cuja oficina de dança é ministrada pelo facilitador Anderson Domingos. E a diversão se complementou com a Secretaria de Assistência Social disponibilizando piscina de bolinhas, cama elástica e brinquedoteca para a criançada, que também se fartou com a distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e um lanche, servido a todos os usuários presentes.

Atendimentos na Zona Rural ampliam as ações da Administração Municipal. (Foto: Divulgação)
Também foram viabilizados um espaço para fotografias – como forma de deixar o evento mais leve e informal – e uma palestra sobre ‘Direitos SocioAssistenciais’, enriquecendo os conhecimentos dos beneficiários, que em seguida receberam a Caderneta Social para desfrutarem dos direitos do Programa Bolsa Família.

Considerando o fato de a política de assistência social preconizar o enfrentamento às situações de risco e vulnerabilidade social, a ação aumenta as chances da descoberta das reais condições de vida dos moradores rurais, que precisam ser alvo da Secretaria de Assistência Social e de políticas setoriais. Assim, o evento foi produtivo, um sucesso segundo a equipe técnica. “A proposta foi aceita pela população, que entendeu a necessidade de se tornar multiplicadora do projeto. Isso dará uma cobertura integral naquele território”, aponta uma das profissionais.

A própria secretária Letícia Reis fez a entrega das cadernetas aos usuários. (Foto: Divulgação)
É fundamental ratificar a parceria com a Secretaria de Saúde, que marcou presença realizando a pesagem das crianças com a agente de saúde Alice Emerick. Também houve a colaboração da Secretaria de Educação na cessão da Escola Estadual Municipalizada José dos Santos, com a diretora Xausa Helena Cordeiro se colocando à disposição dos servidores da Assistência Social.


As meninas se divertiram na piscina de bolinha disponibilizada no evento. (Foto: Divulgação)

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: CRAS Itinerante amplia ações na Zona Rural de Cordeiro, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias