As Últimas
Publicidade
28 de mar de 2018
Publicidade 2

UFF inaugura a 1ª Agência de Inovação em Nova Friburgo, RJ.

Inauguração acontece na próxima quarta-feira, (04), com solenidade às 12h. Campo principal de atuação no município será na área de saúde.

Por: Redação

Na próxima quarta-feira, (04), o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), inaugura o escritório da AGIR-NF, primeira agência de pesquisa, desenvolvimento e inovação no município.  A solenidade ocorre, às 12h, no Palacete do Segundo Barão de Duas Barras, sede do instituto, com a presença do professor Antônio Claudio, vice-reitor da UFF.


Uma das metas da AGIR é estimular o empreendedorismo dentro e fora do campus universitário, para que as pesquisas realizadas por professores e alunos possam ser concretizadas em produtos ou processos. Além disso, a agência pretende estabelecer parcerias com os empresários da cidade e de municípios vizinhos, para apoiar ideias que estimulem o crescimento da economia local.

"A chegada da AGIR em Nova Friburgo estimula o empreendedorismo e apoia a sociedade na busca de soluções que aumentem a competitividade no mercado, além de apoiar o desenvolvimento de iniciativas de transformação social”, afirma o professor Claudio Fernandes, coordenador do escritório da AGIR-NF.

Áreas de atuação

O campo principal de atuação em Nova Friburgo será na área de saúde, de acordo com o que for estabelecido por grupos de pesquisa de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia da UFF.  Porém, o escritório AGIR-NF funcionará também como portal de acesso a todas as demais áreas de atuação da universidade.

Os serviços da agência incluem apoio à propriedade intelectual, capacitação para a inovação, incubação de empresas, mapeamento dos grupos e de infra-estrutura de pesquisa e interlocução com o mercado. Haverá também o incentivo à criação de empresa-júnior de saúde.

"O Brasil é o 15º colocado no ranking de publicações científicas do mundo. Em Odontologia, temos o melhor desempenho do país, perdendo apenas para os Estados Unidos. Porém, nosso potencial científico ainda não se traduz em desenvolvimento tecnológico, visto que continuamos dependentes de importação de produtos e processos para o nosso mercado", lamenta Fernandes.

O que é a AGIR

De acordo com o professor, a AGIR é a Agência de Inovação da UFF e tem como objetivo gerir a política de inovação da universidade, promovendo a interação e o aprendizado entre entes institucionais, acadêmicos, empresariais e governamentais. Vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), a agência atua em áreas de tecnologia para o mercado empresarial e na esfera do desenvolvimento social.

A agência de inovação do Instituto de Saúde de Nova Friburgo será organizada por um comitê-gestor, composto por representantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia. Após a inauguração, o escritório da AGIR será instalado no Palacete do Segundo Barão de Duas Barras, sede do ISNF.

A inauguração da AGIR-NF conta com a palestra “Inteligência Artificial na Saúde - Desafios e Oportunidades para Inovação” do Prof. Donizetti Louro, que é pesquisador do Instituto Politécnico da Universidade de São Paulo (USP), consultor da Associação da Indústria Médico-odontológica (Abimo) e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: UFF inaugura a 1ª Agência de Inovação em Nova Friburgo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias