As Últimas
Publicidade
4 de mar de 2018
Publicidade 2

Defesa Civil e Bombeiros de Petrópolis,RJ, buscam por homem desaparecido


O carro em que ele estava foi levado pela enxurrada por volta das 16h30 deste sábado (03), quando parte da uma rua cedeu por conta das chuvas. Defesa Civil registrou 30 ocorrências no município.

Por: Redação

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Petrópolis, RJ, procuram por homem que desapareceu na tarde deste sábado, (03), durante a forte chuva que atingiu o município. 

O carro em que ele estava o agricultor Danilo Barrilho dos Santos, 25 anos, morador do Caxambu, foi levado pela enxurrada por volta das 16h30 deste sábado (03), quando parte da uma rua cedeu quando ele voltava do trabalho. 

Chuva causou prejuízos em vários bairros de Petrópolis. (Foto: Divulgação/PMP)
O veículo foi encontrado retorcido próximo à igreja do bairro. Corpo de Bombeiros  - equipe de 10 homens - fazem buscas na região desde às 20h30 de ontem. A Defesa Civil também trabalha auxiliando às buscas, que ocorre em toda a margem dos rios e conta com um drone para as buscas pelo ar. A equipe da Assistência Social também esteve com a família de Danilo realizando o contato e acolhimento.
           
Todas as equipes da prefeitura – 120 homens de obras, limpeza, trânsito e assistência social - permanecem em campo na tarde deste domingo (04) para restabelecer a normalidade nas áreas onde uma Cabeça d’Água caiu. Caxambu, Morin, Cascatinha, Morin, Corrêas e Itamarati foram as principais áreas afetadas. 

Desde ontem as equipes atuam na limpeza, desobstrução de vias, controle do trânsito e vistorias em imóveis. O prefeito Bernardo Rossi segue acompanhando os trabalhos junto com as equipes. No Caxambu foram abertas duas frentes de trabalho: uma para limpeza e desobstrução das vias, visando a recuperação da normalidade do bairro, e outra para dimensionar o prejuízo causado pela chuva, para contratação de obras e serviços emergenciais por meio do Ministério da Integração Nacional. Todo o sistema de abastecimento de água está operando normalmente, exceto o que abastece a área conhecida como Caxambu Grande. A prefeitura e a Águas do Imperador trabalham para reestabelecer o serviço.
 
Enxurrada invadiu ruas. (Foto: Divulgação/PMP)
Neste momento, a força tarefa da prefeitura atua no Caxambu com um retro-escavadeira e um caminhão; no Provisória com uma pá carregadeira e dois caminhões; na Rua Bernardo de Vasconcelos com uma retroescavadeira e dois caminhões; Pedro Elmer com uma retroescavadeira e dois caminhões; Bela Vista tem uma retroescavadeira, um caminhão rompedor e três caminhões toco; União e Indústria – Prado: uma retroescavadeira, dois trucks; União e Indústria, via principal, uma retroescavadeira e um truck; na Praça de Corrêas há uma pá escavadeira e um caminhão; na Praça de Nogueira, uma pá carregadeira e  dois caminhões. Equipes distintas estão realizando lavagem das ruas em diversos pontos utilizando três caminhões pipas e dois caminhões sugadores.

A atuação da força de trabalho destaca pelo prefeito desde ontem já desobstruiu as ruas Augusto Severo, Nelson Carlos Roncoroni e Eugênio Muniz Constâncio, no Morin.


Linhas de ônibus restabelecidas

O trabalho para a desobstrução e conserto das ruas possibilitou que algumas linhas de ônibus voltassem a funcionar. As linhas de acesso à Corrêas e Itaipava estão rodando normalmente. Foram restabelecidas as linhas 700 (Terminal Itaipava), 600 (Terminal Corrêas) e 300 (Terminal Corrêas via Itamarati). A linha 330 (Terminal Corrêas via Pedro Elmer) está operando pelo itinerário da linha 300. A linha 321 (Alto Alcobacinha) também voltou a operar.

As linhas 303 (Bairro Esperança) e 323 (Ponde de Ferro via Bairro Esperanço) operam parcialmente – a primeira desce o Quissamã e vai até a Ponte de Ferro e a segunda, passa pela Rua Bonjean até a igreja. Equipes já foram mobilizadas para liberar a passagem nessas áreas. A linha 470 (Santa Isabel) está parando na altura do campo do Luzitano.

Segundo a Cidade das Hortênsias, as linhas que não estão operando por enquanto são a 303 (Bela Vista), 317 (Gregório Cruzick) e 325 (Alto Bela Vista).

Defesa Civil registrou 30 ocorrências

 A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 30 ocorrências desde à tarde de sábado: foram 22 deslizamentos de terra, três problemas em via, três alagamentos, um tombamento de poste e uma avaliação de risco estrutural. No momento, os 55 agentes da Defesa Civil permanecem atendendo os chamados.As regiões com maior índice acumulado de chuva é o Morin e Cascatinha, com 80 milímetros, seguido do Gentio, onde foram registrados 75,6mm, e o Vila Felipe, com 62mm. Em Corrêas, foram registrados 42mm.

Em Petrópolis, o mês de fevereiro apresentou índice de chuva 138% maior do que no mesmo período do ano passado. A previsão é de que as chuvas fortes continuem na cidade até meados de abril. Neste momento a Defesa Civil permanece em estágio de atenção e não há registro chuvas na cidade, embora novas pancadas estejam previstas ainda para este domingo (04.03).

“Com a previsão de novas pancadas de chuvas é fundamental que a população que vive em área de risco tenha a atenção redobrada e, em caso de qualquer sinal de instabilidade do imóvel ou do terreno, o morador deve ligar para o 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. Todo o nosso efetivo foi disponibilizado para atender às famílias”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, lembrando que a ligação e o serviço são gratuitos.

Com o atendimento das ocorrências em andamento, equipes da Secretaria de Assistência Social estão, também, nas áreas atingidas para atendimento e acolhimento das famílias.

Cabeça d’Água

 A Cabeça d’Água é um fenômeno que ocorre quando a chuva cai concentradamente em determinado lugar, principalmente em serras, aumentando o nível de água dos rios e provocando enchentes. O acúmulo de água faz com que ela desça pelo rio com muita intensidade.  Esse tipo de fenômeno acontece quando há forte calor e alta umidade do ar.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil e Bombeiros de Petrópolis,RJ, buscam por homem desaparecido Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias