As Últimas
Publicidade
21 de mar de 2018
Publicidade 2

Cordeiro, RJ, dedica uma semana inteira aos artesãos.


Secretaria de Cultura do município organiza programação especial.

Por: Redação

Para enaltecer e valorizar o trabalho de um dos segmentos culturais mais talentosos do município, a Secretaria de Cultura de Cordeiro desenvolveu uma semana inteira de atividades para marcar o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, coincidentemente na data de nascimento de São José, que foi um excelente carpinteiro.

Secretário Zica Medeiros e diretor Cássio Campos comemoram êxito da ação. (Foto: Divulgação)
Além de palestras, oficinas e workshops específicos, muitas ações foram compartilhadas nas escolas e junto à comunidade. A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita Maria Helena, do secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pinheiro, e da vereadora Fabíola Bianchini.

Ao homenagear os artesãos em seu pronunciamento – representando o prefeito Luciano Batatinha – Maria Helena destacou a união da equipe ‘Cultura Viva’, que apontou como virtuosa e comprometida com a propagação das artes, e disse que os artesãos cordeirenses primam pelo talento e qualidade no que fazem. “Muitos desses artistas exercem sua arte como principal fonte de renda familiar”, disse a vice-prefeita.

Confraternização entre artesãos, equipe da ‘Cultura Viva’ e Tiago Schott (Foto: Divulgação)
O discurso da vice foi ao encontro das palavras da primeira palestrante, Michelyne Silveira, que desenvolveu o tema ‘Entendendo a Economia Criativa’. Já no dia 14, Tiago Schott, do SEBRAE/RJ, apresentou a palestra ‘MEI – A Importância da Micro Empresa para o Artesanato’. Dia 15 os artesãos foram recepcionados pelo diretor de Cultura, Cássio Campos, na Casa das Artes Religare, onde participaram da ‘Noite do Desapego’, onde os artistas trocaram objetos e participaram de danças circulares.

O renomado palestrante Altamir Lopes falou sobre empreendedorismo no dia 16. Paralelamente, a escola da Comunidade da Pena foi contemplada com a Oficina de Mandala, enquanto a Escola Zuleika Rodrigues, no Retiro Poético, recebeu a Oficina de Pinturas em Pneus, cujo objetivo é abrir espaço para a criação do Eco Jardim, que será implantado na praça do bairro mais populoso da cidade.

“Temos pessoas talentosas e os artesãos comprovam isso. Eles são nosso orgulho e representam legitimamente nosso município. Parabéns a todos e creio que a semana foi bastante proveitosa. Agradeço ao diretor Cássio Campos e demais integrantes de nossa equipe, Rosângela Bandeira, Rosana Medeiros e Aline Herdy, pelo trabalho desenvolvido”, declarou o secretário de Cultura, Zica Medeiros.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cordeiro, RJ, dedica uma semana inteira aos artesãos. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias