As Últimas
Publicidade
10 de out de 2017
Publicidade 2

Samba e homenagens marcam a abertura da Campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, RJ.

Atividades de conscientização irão ser realizadas em todo município. Cerca de 3 mil mulheres serão agendadas para realizar mamografia.

Por: Redação/Ascom

Samba, homenagens e os números positivos de atendimentos em prevenção ao câncer marcaram a abertura do Outubro Rosa com a inauguração da iluminação arquitetônica do Palácio Sérgio Fadel e o lançamento da música tema da campanha. 

Abertura da Campanha Outubro Rosa em petrópolis, RJ. (Foto: Divulgação/Ascom)
A ação foi realizada na noite de quinta-feira (05.10), conduzida pelo prefeito Bernardo Rossi e pela primeira-dama, Sabrina Noel, escolhida madrinha do Outubro Rosa deste ano.  A música Oficial da campanha da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) de 2017 vem em ritmo de Samba, trazendo a luta pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama de uma forma alegre para os petropolitanos.

Com a presença das vitoriosas, secretários, membros do governo e legislativo, e demais autoridades do município, o diácomo Marco Aurélio da Catedral São Pedro de Alcântara e o Pastor Elton da Igreja Luterna deram a benção às mulheres que lutam contra o câncer e passaram uma mensagem de fortalecimento de fé e esperança.

A prefeitura apresentou os bons índices de prevenção e realização de exames e consultas em mulheres no município que tem aproximadamente 22 mil usuárias do Sistema Único de Saúde. Destas, 4.564 realizaram o exame. Este ano, de janeiro a setembro, foram realizadas 7.350 mamografias, sendo 4.209 apenas na faixa etária alvo preconizada pelo Ministério da Saúde - de 50 a 69 anos. O número de preventivos aumentou em 50% em relação ao último ano, com 13.406 coletas até setembro.

Os números mostram que a cidade está no caminho certo, aumentando o acesso das mulheres aos exames preventivos de câncer de mama e de útero.

Neste ano a Saúde irá realizar 3 mil exames de mamografia, 1.600 apenas no Hospital Alcides Carneiro, além de um Dia D de coleta de preventivo e exame clínicos das mamas em todas as unidades de saúde no dia 21 de outubro.

A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos agradeceu o apoio do governo e relatou que Silmar Fortes foi o primeiro secretário de Saúde a conhecer a instituição. “O Silmar não só visitou a APPO como também está fazendo um curso conosco de cuidados paliativos. Isso mostra o compromisso e o interesse da gestão em abraçar a nossa causa”, disse Ana Cristina Mattos.

Sabrina Noel Rossi foi nomeada madrinha da campanha deste ano e prestou homenagem a todas as vitoriosas e inclusive a cachorrinha da Guarda Civil, Lola, que faz visitas periódicas às pacientes da APPO.

“É uma emoção muito grande e uma honra ser a madrinha desta campanha e eu já pude ter contato com muitas vitoriosas e conhecer mais sobre as suas histórias de lutas e conquistas. Estarei presente nos eventos e venho explicando até mesmo aos meus filhos sobre a importância desta campanha para todas nós, a prevenção e detecção precoce é a nossa meta sempre”, afirma Sabrina Noel Rossi.

Este ano, o slogan da campanha da APPO é: “Sua Saúde está em suas mãos. Cuide Agora, Cuide Sempre”. A música tema foi composta por Nina Xavier e Lúcia Nem e de acordo com Juari Xavier, presidente do G.R.B.C. 

Guerreiros da Vinte, ao conhecer a APPO e o trabalho desenvolvido, essa foi a forma escolhida para presentear a associação. “Petrópolis vai se tornar um mar de rosas, pois iremos acompanhar a caminhada com o nosso bloco. Vamos falar da mulher e para a mulher, para ela se conscientizar, sobre a importância do auto-exame e dos cuidados com a saúde”, alerta Juari.
Robson Axé, intérprete do samba, explica que é a primeira vez participa de uma ação social de grande porte como o Outubro Rosa. “Não tem como dimensionar a emoção e a alegria de estar fazendo esse trabalho. Os Guerreiros da Vinte estão engajados nessa campanha e estamos aí: vamos à prevenção! É a primeira vez que vou cantar um samba escrito pela Nina, esposa do presidente e pela Lúcia, minha esposa, e isso é muito gratificante“, conta.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Samba e homenagens marcam a abertura da Campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias