As Últimas
Publicidade
26 de ago de 2017
Publicidade 2

Senai Espaço da Moda sedia fase estadual da Olimpíada do Conhecimento

Treze estudantes de Nova Friburgo vão representar o Centro Norte Fluminense em competição que vai selecionar os melhores do Rio para etapa nacional do torneio

Por: Redação





Treze estudantes dos mais variados cursos do Senai Nova Friburgo vão disputar, na próxima semana, uma vaga entre os melhores alunos técnicos do Rio de Janeiro. Os jovens competem, entre 28 e 30 de agosto, na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento – maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne mais de 140 alunos de todo o estado nessa fase. Eles farão provas em polos espalhados pelo Rio de Janeiro. O SENAI Espaço da Moda vai sediar a disputa na ocupação Tecnologia da Moda.

Os jovens foram selecionados após vencerem a etapa escolar, onde o desafio era mostrar habilidades e conhecimentos e executar tarefas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Quem for campeão da estadual vai treinar para, em 2018, participar da seletiva para a WorldSkills – etapa internacional da competição, que será na Rússia, em 2019.

Para alcançar o objetivo, os alunos têm encarado uma rotina intensa de treinamentos. Longas horas de atividades diárias que seguem as mesmas dificuldades que serão encontradas nas provas durante a etapa estadual. “Logo no primeiro curso que fiz  no SENAI vi o movimento olímpico, as pessoas dedicadas o tempo inteiro fazendo o que gostam e fiquei com muita vontade de participar”, conta a aluna Thais Morete, do curso Técnico em Vestuário. Hoje ela é uma das competidoras e diz que vai lembrar da experiência para o resto da vida. “Vamos agarrar essa oportunidade e que dê tudo certo! Quero representar minha escola da melhor forma possível”, completou empolgada.

“A Olimpíada do Conhecimento vem como um desafio para levar o conhecimento do aluno para além do que ele aprende em sala de aula. Ele passa momentos de emoção, de pressão nos prazos. Uma prática próxima do funcionamento empresas na vida real”, afirma a especialista em moda Milena Cariello, que é coordenadora do SENAI Espaço da Moda. “Como o aluno treina com muito afinco para vencer a competição, ser medalhista de ouro, ele sai dela com um conhecimento profundo que faz toda a diferença na hora de ser absorvido pelo mercado de trabalho”, finaliza.

O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

A premiação da etapa estadual será dia 31, às 15h, na sede da FIRJAN, no Centro do Rio. O SENAI Espaço da Moda, onde acontece parte da competição entre 28 e 30 de agosto, fica localizado na Avenida Conselheiro Julius Arp, número 85, no Centro de Nova Friburgo.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Senai Espaço da Moda sedia fase estadual da Olimpíada do Conhecimento Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias