As Últimas
Publicidade
25 de ago de 2017
Publicidade 2

Projeto para alavancar atividades de empresas de Cervejas Especiais na Região Serrana recebe subsídio de 70% do Sebrae-RJ

Objetivo é viabilizar a implementação de ações voltadas para a inovação tecnológica, a promoção do aprimoramento da qualidade e padronização da bebida.

Por: Redação

Com o objetivo de viabilizar a implementação de ações voltadas para a inovação tecnológica, a promoção do aprimoramento da qualidade e padronização da bebida, além de alavancar os resultados das empresas do ramo de Cervejas Especiais na Região Serrana é que o Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, está subsidiando 70% do custo de um projeto que promete ser um divisor de águas para os empresários locais. 

Foto: Divulgação/Engeplus Notícias
O subsídio tem origem no programa Sebraetec, um instrumento da instituição que permite às empresas de qualquer setor econômico a ter acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando a melhoria de processos e produtos e/ou introdução de inovações nas empresas e mercados, sendo mais eficiente e competitiva.

A iniciativa, que é realizada pelo ‘CicloTec’ do projeto Cervejas Especiais no estado, em parceria com a Firjan/Senai, o Sindicato da Alimentação de Nova Friburgo e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro (órgão vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA) já beneficia 20 empresas da região e a previsão é que até o fim do ano, outras dezenas confirmem a adesão.

Nos dias 25 e 26 de agosto (sexta-feira e sábado), os 20 empresários que já estão participando do Projeto de Cervejas Especiais do Sebraeconcluem o quinto e último módulo do curso de Tecnologia Cervejeira, cujo tema é “Avaliação de Produto Acabado (Estabilidade Físico-química e Microbiológica da Cerveja), Envasamento e Embarrilamento da Cerveja”, onde terão aulas teórica e prática que permitirão acesso a equipamentos para análise do produto.

Após esta etapa, os empresários cervejeiros terão uma formatura que acontecerá no dia 20 de setembro, às 19h, no Senai, que contará com entrega de certificado e degustação da cerveja estilo “PilsenerGerman” preparada por cada participante durante as aulas práticas do curso.   

Nesta mesma data e local, o Sebrae/RJ, com a Firjan/Senai e MAPA, farão o lançamento da “Cartilha de Legalização de Cervejarias”, que será mais um instrumento de incentivo ao segmento cervejeiro, cujas atividades sinaliza forte crescimento e plena expansão não só no estado do Rio de janeiro, mas em todo país, conforme estudo do Sebrae de Inteligência de Mercado no Brasil, disponível em: www.sebrae.com.br.  

Outras oportunidades para os empresários

As iniciativas do Projeto de Cervejas Especiais do Sebrae não param por aí e ainda este ano outros empresários do segmento poderão aderir à iniciativa. Para setembro e outubro, ainda sem data definida, está prevista a turma de Análise sensorial e a segunda turma do curso de Tecnologia Cervejeira, que abordará os temas:

Análise Sensorial - Carga horária 24hs: Metodologia com ensaios analíticos e de consumidor. Análise sensorial aplicada ao controle de qualidade: aspectos tecnológicos de processo, relação de causa, efeito e prevenção de defeitos na cerveja com Simulação de defeitos provocados na cerveja.

Tecnologia Cervejeira- Carga horaria total 80h:

- Curso de Gestão de Técnicas Produtivas para o setor de micro cervejaria
Matérias-primas: Malte, água cervejeira, adjuntos cervejeiro e lúpulo;

- Curso de Preparação de Mosto - Moagem do Malte, Mosturação, Clarificação do Mosto, Fervura e separação de trub;

- Curso de Sanitização, Cálculo de Brassagem, Aula Prática de Preparação de Mosto;

- Curso de Levedura Cervejeira, Fermentação, Maturação e Filtração de cerveja;

- Curso de Avaliação de Produto Acabado (Estabilidade Físico-química e Microbiológica da Cerveja, Envasamento e embarrilamento da cerveja).

Para os interessados em obter mais informações sobre o projeto de Cervejas Especiais, basta entrar em contato com o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ pelo telefone: (22) 2523-6908, ou enviar e-mail para: marciamoreira@rj.sebrae.com.br. O requisito para receber o subsídio do Sebraetec e participar dos cursos é que os pretensos participantes tenham CNPJ e, caso o interessado seja Microempreendedor Individual (MEI), deverá passar por uma análise do Sebrae/RJ.

Outros que podem ser beneficiados são os produtores caseiros com potencial para empreender, produtores terceirizados (ciganos) e produtores com planta instalada.

Histórico do projeto

De acordo com Márcia Moreira, analista responsável pelo projeto de Cervejas Especiais no Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, tudo começou oficialmente em 2014 e desde então, muitas ações estão acontecendo em prol do desenvolvimento e transformação do setor nas diversas regiões do estado do Rio de janeiro. 

“Em nossa região, devemos destacar algumas iniciativas que consideramos importantes, entre as quais, a consultoria que prestamos ao município de Nova Friburgo para implementação de Lei Municipal que disponibiliza incentivos ao segmento cervejeiro. 

Além disso, também realizamos atendimento aos empreendedores para elaboração de plano de negócios  e viabilidade do empreendimento tendo como base o modelo de negócio a ser desenvolvido. Outra frente é disponibilidade do Espaço Sebrae de acesso a mercados para visibilidade da marca de empreendedores recém-legalizados, em início de atividade, como aconteceu no evento ‘Mondial de La Bierre’, em 2014, 2015 e  2016, no Pier Mauá”, explica.

Outras iniciativas locais realizadas pelo projeto desde 2014 incluem, consultorias nas empresas in loco na fase de implantação, a realização de oficinas no Escritório Regional do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, com os seguintes temas abordados:

- Plano de Negócios;
- Metodologia Canvas (visando preparar o empreendedor a desenvolver o seu modelo do negócio cervejeiro);
- Oficina de Mercado (sobre a importância do produto no ponto de venda);
- Seminário de Tributação Cervejeira (na sede do Sebrae/RJ).

Em 2015, a Coordenação de Alimentos e Bebidas do Sebrae Nacional realizou uma missão técnica com os gestores das regionais do Sebrae/RJ até o Sul do Brasil para o Festival Brasileiro da Cerveja, evento realizado anualmente desde 2010, em Blumenau, Santa Catarina, que é considerado o maior do país.



Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Projeto para alavancar atividades de empresas de Cervejas Especiais na Região Serrana recebe subsídio de 70% do Sebrae-RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias