As Últimas
Publicidade
9 de ago de 2017
Publicidade 2

Emprego fica estável na Região Serrana do Rio pelo segundo mês consecutivo.

Após 40 meses de queda, edição da pesquisa divulgada pelo Firjan, aponta ainda que região é a única do estado que registrou crescimento na atividade industrial

Por: Redação

A Sondagem Industrial, pesquisa divulgada pelo Sistema FIRJAN nesta terça-feira (08),  apontou crescimento na atividade da indústria no Centro Norte fluminense em junho – única região do estado nessa condição. 

Foto: divulgação
O volume de produção (52,5 pontos) aumentou pelo quarto mês consecutivo. Dessa forma, o nível de estoques voltou a aumentar (56,3 pontos), ficando, inclusive, acima do planejado (57,1 pontos). Outro dado marcante é o número de empregados que apresenta estabilidade pelo segundo mês consecutivo após mais de três anos de queda.

“O segundo semestre é sempre melhor, principalmente para o setor da moda, por conta dos pedidos de final do ano que mobiliza mais esforços das empresas”, explica o empresário Carlos Eduardo de Lima, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro Norte Fluminense.

Apesar do cenário positivo, os empresários continuam insatisfeitos com a situação financeira (39,8 pontos) em junho. A dificuldade de acesso ao crédito (31,3 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (36,6 pontos) foram fatores que contribuíram para esta condição. Na pesquisa, o indicador acima dos 50 pontos indica otimismo e abaixo indica pessimismo.

No entanto, o industrial do Centro Norte é o mais otimista do estado. Característica que volta a aparecer nas previsões para o segundo semestre. A expectativa é de aumento na demanda por produtos (62,0 pontos) e, consequentemente, na compra de matéria-prima (61,1 pontos). Os entrevistados esperam a recuperação da atividade econômica, tanto interna como externa (53,6 pontos). Com isso, já planejam novas contratações (53,6 pontos). Por sua vez, para retomada dos investimentos (38,8 pontos) ainda aguardam sinais mais efetivos de retomada da atividade econômica.

A pesquisa envolve os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Carmo, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Morais e Santa Maria Madalena.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Emprego fica estável na Região Serrana do Rio pelo segundo mês consecutivo. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias