As Últimas
Publicidade
1 de ago de 2017
Publicidade 2

Em Cordeiro, RJ, balão é encontrado em Área de Preservação Ambiental

Objeto, que continha dezenas de fogos de artifício intactos, caiu sobre a Mata do Posto. Polícia Ambiental apreendeu o artefato

Por: Redação

Um objeto avistado no domingo passado, 23, após cair sobre a APA (Área de Proteção Ambiental) da Mata do Posto, em Cordeiro, deu um susto nas autoridades do Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Cordeiro. 

No primeiro momento, pensando se tratar de um parapente, o que poderia ser indício de acidente colocando em risco uma vida humana, o secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira, acionou o Corpo de Bombeiros, cujos militares chegaram ao local e detectaram se tratar de um balão.

As dimensões do objeto impressionaram os profissionais que o resgataram. (Foto: Divulgação)
Embora os balões sejam ‘inimigos da natureza’, causadores de inúmeros incêndios urbanos e florestais, algumas vezes se configurando em tragédias sem precedentes, após prévia análise técnica ficou constatado que não havia risco imediato e que o resgate do objeto poderia ser feito no dia seguinte. “Tomamos essa decisão porque vimos que não havia risco de incêndio e pelo fato de o domingo ser o último dia da Expo-Cordeiro e, consequentemente, haver grande concentração de pessoas nas imediações da Mata do Posto”, declarou Ailton Taveira.

O balão ficou preso em meio às árvores da Mata do Posto
no domingo, (23). - (Foto: divulgação)
Na segunda-feira, 24, profissionais das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil apanharam o balão num local de difícil acesso na Mata do Posto. Para a surpresa do secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes, policial florestal experiente, o balão possuía um rastreador, possibilitando descobrir que havia sido erguido em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Trata-se de um balão com 22 metros de altura e boca com 1,80 metros de diâmetro, com queimadores potentes e seis gaiolas contendo dezenas de fogos de artifício, que por sorte não foram detonados, o que poderia causar um grande problema”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

Equipes do Meio Ambiente e da Defesa Civil após resgatarem o balão. (Foto: Divulgação)
Por ser considerado crime ambiental, previsto na Lei 9.605, a Polícia Florestal fez o Registro da Ocorrência e a consequente apreensão do material, que será analisado e ficará à disposição da Justiça. “Tivemos muita sorte. Imaginem só o estrago que teria feito à fauna e à flora se tivesse caído em chamas sobre a nossa Mata do Posto, que é uma Área de Proteção Ambiental. Que sirva de exemplo para os desavisados que insistem na prática criminosa de soltar balões”, declarou Amarildo Lanes.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Cordeiro, RJ, balão é encontrado em Área de Preservação Ambiental Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias