As Últimas
Publicidade
6 de jul de 2017
Publicidade 2

Sebrae realiza palestra gratuita em Nova Friburgo, RJ.

Palestra sobre programa que visa aumento de lucro, produtividade e competitividade em tempos de crise, acontece na próxima quarta, (12).

Por: Redação

No dia 12 de julho (quarta-feira), empresários de qualquer segmento de atuação no mercado terão a oportunidade de participar de workshop sobre o Programa Lean Manufacturing, ou na tradução literal: “Produção Enxuta”. 

O objetivo do encontro é promover atividades de capacitação para as empresas evitarem o desperdício, otimizarem processos e melhorarem seu faturamento. O evento, realizado pelo Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, acontecerá em Nova Friburgo, na sede da Acianf, às  18h30. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e o número de vagas é limitado.

De acordo com o analista do Sebrae, Tiago Schott, o Lean Manufacturing, é utilizado por empresários que buscam consultoria em processos ligados ao aumento da produtividade e qualidade, por intermédio de conceitos e ferramentas básicas, voltados à implementação dos sistemas de manufatura enxuta (lean), com foco em resultados em curto prazo. 

“Em tempos de crise é essencial que os empresários adotem uma nova postura em relação ao seu negócio, de modo que isso proporcione a redução de desperdícios, aumento de produtividade e consequentes resultados positivos quanto ao faturamento. E é justamente isso que o programa de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) do Sebrae propõe. É através da adesão a esse programa que as empresas conseguirão identificar onde é necessário economizar, desenvolvendo um plano de reformulação na gestão e produção, possibilitando que as mesmas tracem metas para ganhar mais”, ressalta.

Para mais informações e/ou inscrições, basta ligar para o Sebrae/RJ em Nova Friburgo, no telefone (22) 2523-6908, ou mandar e-mail para: tiago.schott@sebraerj.com.br.

Resultados do programa

Na opinião da empresária NelciLayola, que atua no ramo de Confecção de Moda Íntima e que participou por duas vezes do programa do Sebrae/RJ, o LeanManufactoring consiste na busca e execução constante de melhorias em todo o processo produtivo, que apresenta resultados significativos em sua aplicação. “Com a introdução da metodologia no cotidiano da empresa, alcançamos volumes de produção que antes não poderíamos sequer imaginar. Nosso objetivo é implantá-la em todos os setores da empresa, para atingirmos resultados ainda melhores”, afirma.

Para Cláudio Erthal, empresário do segmento de Segurança Eletrônica que participou do programa em 2015, a utilização da filosofia de produção enxuta elevou seus resultados em cerca de 30%. “O LeanManufactoring foi uma ferramenta essencial para identificarmos e pontuarmos gargalos e perdas. No nosso caso, verificamos entraves em nosso setor de manutenção, cuja operação estava comprometida em 50%. 

Com os ajustes, passamos a apresentar uma resposta mais rápida e com isso, aumentamos não só a nossa produtividade, como também tivemos que aumentar nossa equipe”, destaca.

Números que fazem a diferença

Em 2015, 14 empresas de sete áreas de atuação participaram do Programa LeanManufactoring do Sebrae/RJ, incluindo: Alimentação, Plástico, Metal/Mecânico, Logística, Farmácia de Manipulação, Segurança e Vestuário & Confecção.

Ao todo, 73 colaboradores participantes de 18 projetos de melhoria foram capacitados nessas empresas, alcançando resultados expressivos, entre os quais: aumento médio de 15% no faturamento mensal, aumento médio de 160% na produtividade, ganho médio de eficiência de máquina em 37,5%, ganho de área de 8% e redução média de 102% das atividades que não agregam valor.

Motivos para adesão

A filosofia de produção enxuta (leanmanufactoring), que gradualmente ganha adeptos no Brasil é conhecida mundialmente na gestão e indústria tradicional e surgiu da necessidade de eliminar desperdícios para tornar uma empresa mais competitiva, visando uma manufatura flexível, estoques baixos, redução de quebras e falhas por todo o processo, layouts enxutos e identificação das atividades que agregam valor aos produtos.

O programa propõe as seguintes soluções para quem aderir à sua metodologia:

·         Aumento de produtividade;
·         Redução de desperdício;
·         Redução de quebra de maquinário;
·         Redução de retrabalho;
·         Otimização de layout e estoque;
·         Elevação de qualidade dos produtos e serviços;
·         Melhoria significativa do ambiente de trabalho;
·         Aumento da satisfação do cliente;
·         Redução de riscos de acidente e;
·         Qualificação da mão de obra.

Serviço:

O quê: Workshop sobreprograma “Lean Manufactoring
Data: 12/07/2017
Horário: 18h30.
Preço: Gratuito.
Local: Sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf)
Endereço: Avenida Alberto Braune, 111– Centro – Nova Friburgo.
Informações e inscrições: (22) 2523-6908 / tiago.schott@sebraerj.com.br.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Sebrae realiza palestra gratuita em Nova Friburgo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias