As Últimas
Publicidade
18 de jul de 2017
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, recebe evento internacional de empreendedorismo e inovação entre os dias 21 e 23 de julho.

O ‘Startup Weekend’ reúne líderes, comunidade empreendedora e futuros empresários a colocarem em prática ideias que construam soluções de alto impacto para problemas locais ou regionais. Inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Por: Redação

Dezenas de empreendedores de vários segmentos de mercado da Região Serrana terão a oportunidade de participar entre os dias 21 e 23 de julho, em Nova Friburgo, do maior evento de competição de startups do mundo: o “‘Startup Weekend” – Edição Nova Friburgo, que já foi realizado em mais de cem países, 700 cidades e que ajudou a viabilizar a criação de mais de 13 mil empresas em todo mundo.

Foto: Divulgação
O “Startup Weekend – Nova Friburgo” é fruto do trabalho de uma rede global de líderes e empreendedores que têm a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades na solução prática de problemas de âmbito local ou regional. O evento é realizado pela Techstars Brasil e em Nova Friburgo, recebe o apoio do Sebrae/RJ.

Os “Startups Weekends” são fins de semana de trabalho intenso em que participantes voluntários, empresários e futuros empreendedores engajados na busca de soluções inovadores em prol da sociedade se reúnem para transformar problemas em soluções inteligentes, de modo a torna-las atraentes para os usuários e consequentemente passíveis de receberem investimentos.

O objetivo do encontro, que acontece no Colégio CPM, é oferecer uma base para quem deseja começar um negócio de maneira inovadora e conta com investidores que aplicam recursos nos projetos vencedores. Os empresários formam equipes e têm 54 horas para desenvolverem e apresentarem seus projetos que serão avaliados por uma banca de especialistas.

Como funciona

Durante a inscrição os participantes escolhem seu perfil, ou seja, se são desenvolvedores (pessoas com conhecimentos técnicos em programação e construção de sites e aplicações), se são designers (quem entende de layout, identidade visual e ações de design gráfico) ou empreendedores (quem entende mais sobre negócios).

Sexta-feira (21/07)

Todos os participantes assistirão a uma palestra relacionada com o tema de startups.
Após a palestra ocorre o pitch, etapa onde quem tem uma ideia tem 60 segundos para apresentá-la. As ideias mais inspiradoras e votadas serão trabalhadas e desenvolvidas para se tornarem projetos. A partir daí são formadas equipes de trabalho.

Sábado (22/07)

Neste dia, os participantes recebem mini palestras sobre Modelos de Negócio e BussinessModelCanvas para as equipes terem uma base sólida para o trabalho que farão no restante do final de semana.
Os grupos formados desenvolvem suas ideias com a intenção de torna-los projetos viáveis como negócio, criando produtos ou serviços utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business ModelGeneration e Desenvolvimento de Clientes.
Durante todo o tempo os mentores estarão presentes para ajudar na execução da ideia, tirar dúvidas e aconselhar os participantes.

Domingo (23/07)


É quando ocorre a apresentação final e os representes de cada grupo ganham alguns minutos com alguns mentores para treinar e receber feedback sobre a sua apresentação (pitch).
No fim do dia os grupos iniciam as apresentações definitivas. Cada time tem de três a cinco minutos para apresentar a sua startup identificando para a banca avaliadora qual o problema que ela resolve, como ela o resolve, quem são seus clientes, qual o tamanho do mercado e como eles pretendem ganhar dinheiro com a operação.

Após as apresentações os jurados se reúnem com o facilitador e decidem os vencedores do evento, que são apresentados na sequência. Os vencedores ganham prêmios e um “selo” de que tem boas chances de criar um negócio que funcione.

O Colégio CPM, local onde acontecerá o evento, fica localizado na Avenida Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro / Nova Friburgo – RJ.

Os interessados em realizar a inscrição, ou obter mais informações sobre o “Startup Weekend – Nova Friburgo” podem acessar o link: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-nova-friburgo__137621.

Outro meio de conseguir mais informações é ligar para o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo: (22) 2523-6908 e falar com o analista Tiago Schott.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, recebe evento internacional de empreendedorismo e inovação entre os dias 21 e 23 de julho. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias