As Últimas
Publicidade
13 de jul de 2017
Publicidade 2

Em Nova Friburgo, RJ, sustentabilidade da EcoModas ganha apoio.

Superpão e Secretaria de Meio Ambiente apoiam o projeto de sustentabilidade da EcoModas. 

Por: Redação

A EcoModas, que produz moda com responsabilidade ambiental, desenvolve um trabalho com reaproveitamento de cones vazios de linhas de costura industrial para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica cujas mesmas são doadas para preservar nascentes e matas ciliares de Nova Friburgo.

Mudas de Ipê-amarelo cultivada no Viveiro Educandário contendo QR Code. (Foto: Divulgação/EcoModas)
É de autoria da EcoModas também o Viveiro Educandário implantado no Parque Municipal Juarez Froté, em parceria com a prefeitura municipal, e que conta com a participação de algumas instituições que investem apoiando a iniciativa. 

O respectivo espaço, construído com o reaproveitamento de diversos materiais, também fará uso de tecnologia para difundir a preservação ambiental entre os visitantes do respectivo local, ou seja, cada uma das 1300 mudas cultivadas neste espaço receberá um código QR Code que, ao ser lido por meio de um celular, levará o usuário para dentro de uma página contendo várias informações sobre aquela espécie, assim como tamanho, nome científico e popular, locais para plantio e etc. A ideia é alinhavar sustentabilidade e tecnologia que, para isso, contou com o apoio da Criweb.

Alex e Adriana Santos, idealizadores da iniciativa. (Foto: Divulgação/EcoModas)

Os idealizadores desta iniciativa, Alex e Adriana Santos, que desde 2010 vem se empenhando pela causa sustentável em Nova Friburgo, resolveram buscar no “lixo” uma alternativa para se fazer as placas onde serão fixados os respectivos códigos dentro do Viveiro Educandário.

Mudas de Palmito-juçara cultivada no Viveiro
Educandário contendo QR Code.
(Foto: Divulgação/EcoModas)
Foi tomando um café em uma das padarias da cidade que Alex enxergou uma possibilidade para fazer o reaproveitamento das colheres de acrílicos que são usadas para mexer o açúcar e cujas mesmas são descartadas logo após o seu uso. 

Ele, responsável pela área de projetos e comunicação da EcoModas, recorreu ao proprietário deste empreendimento que se negou a juntar tal “lixo”, mesmo sabendo da sua finalidade ambiental. Segundo o proprietário da respectiva padaria, não haveria tempo para “isso” já que, semanalmente, são descartadas mais 1 mil unidades destas colheres.

Alex sentou com o Secretário de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Alexandre Sanglard, e sua equipe, e apresentou a ideia e a resposta desta tal padaria. Dalva Brust e Clécio Tuler, ambos do meio ambiente, receberam a aprovação de Alexandre para ativar alguns contatos e logo chegaram na Padaria Superpão que toparam de imediato participar desta iniciativa. Periodicamente, Alex, que inclusive já trabalhou na Superpão há mais de uma década, recolhe as colheres que são separadas pelos próprios funcionários da lanchonete. 

A Equipe do meio ambiente também está implantando outros pontos de coleta pelas cafeterias de Nova Friburgo.


Para outras informações, acesse o site ou pelo telefone (22) 999730834.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Nova Friburgo, RJ, sustentabilidade da EcoModas ganha apoio. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias