As Últimas
Publicidade
23 de jun de 2017
Publicidade 2

Empresários do Turismo participam de lançamento do projeto ‘Destinos Turísticos Inteligentes' em Friburgo, RJ.

Evento que aconteceu na última quarta, (21), também teve lançamento do aplicativo 'Tour Brasil Imperial'. Ambos projetos de iniciativa do Sebrae-RJ.

Por: Redação

Empresários de vários segmentos ligados ao Turismo estiveram presentes na tarde desta quarta-feira (21/06), no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo, para o lançamento do projeto “Desenvolvimento Sustentável – Destinos Turísticos Inteligentes”, cujo objetivo é aprimorar a competitividade dos pequenos negócios que atuam na cadeia produtiva do setor na Região Serrana.

Secretario de Turismo Wilton Neves e Fernanda Gripp Coordenadora do Sebrae. (Foto: Carlos Mafort)

Estiveram presentes no evento dezenas de representantes dos segmentos de hospedagem, alimentação, produção rural, agências de viagem, artesanato, tecnologia, entre outros diretamente ligados às atividades turísticas. 

Também compareceram representantes da indústria metalúrgica, concessionárias, instituições financeiras, a presidente do Convention Bureau, Ana Paula, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Flávio Stern e o secretário municipal de Turismo, Wilton Neves.

De acordo com a coordenadora regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o projeto ‘Destinos Turísticos Inteligentes’ foi desenvolvido para oferecer aos empresários diversas ações de capacitação, consultoria, acesso a mercados, fortalecimento das governanças do Turismo, levando em consideração o eixo tecnológico para proporcionar maior interatividade dos turistas com as opções e os atrativos da região. 

“O objetivo do projeto é fazer com que as empresas locais que são diretamente ou indiretamente ligadas ao Turismo, melhorem seus resultados, ao mesmo tempo em que fortalecem toda a cadeia produtiva turística de nossa região por meio de ações integradas e de parcerias. 

Com o projeto, oferecemos toda uma estrutura para que os empresários estejam mais preparados para atender os anseios de seu público-alvo. Estamos inserindo Nova Friburgo no cenário nacional do Turismo, pois através de plataformas digitais,um dos focos do projeto, qualquer pessoa em qualquer parte do país poderá acessar informações sobre nossos atrativos e nossa estrutura para recebê-la”, explicou.

Para Marisa Cardoso, gestora estadual do projeto turístico do Sebrae/RJ, as iniciativas da instituição são uma forma de contribuir para o desenvolvimento da economia local, cujo o potencial relacionado ao Turismo é a maior vocação da região. 

Mas para que isso seja concretizado, se fazem necessários o comprometimento e a disposição dos empresários em aderir a essas ações. “Não adianta desenvolvermos projetos de apoio às atividades turísticas da região se não houver a participação efetiva do empresariado local. 

Buscamos através de projetos dessa natureza, contribuir de alguma forma com o desenvolvimento econômico e social, mas os empresários têm que estar conscientes de que, sem um movimento proativo e integrado deles, não haverá mudanças. 

Um dos exemplos desses esforços do Sebrae em promover o desenvolvimento econômico é a elaboração do aplicativo ‘Tour Brasil Imperial’, que conecta as empresas locais aos turistas de todo país. No entanto, para que isso gere frutos, é crucial que, primeiramente, os empresários iniciem uma adequação e a atualização da utilização de ferramentas digitais como o facebook, twitter e instagram, além é claro, de alimentar o aplicativo com informações atualizadas para torna-lo cada vez mais atrativo e utilizado pelos turistas, fomentando cada vez mais o setor na região”, ressaltou.

A coordenadora nacional do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes” pelo Sebrae, Graziele Vilela, esteve presente na reunião de lançamento e destacou que esse tipo de abordagem em relação ao Turismo é uma ação pioneira do Sebrae no país, já que associa esse tipo de atividade com a tecnologia e mídias digitais. 

“O aprimoramento tecnológico, a necessidade de interatividade e a proporção de boas experiências já acontece em todos os setores da economia mundial. Mas no caso do Turismo, isso vai além, porque é justamente esse setor que interliga diretamente as diversas culturas em todo o mundo e a tecnologia, não por acaso, é o meio que encurta caminhos através de ferramentas que, de fato, globalizam esta atividade, aproximando os povos e as pessoas das mais variadas origens. Portanto, Turismo e Tecnologia têm uma relação que não pode ser dissociada. 

Os avanços tecnológicos vieram para ficar e evoluir e as ações turísticas não podem ficar para traz. Por isso é importante que os empresários têm que estar preparados e antenados, já que as mudanças de hoje, acontecem na velocidade de um ‘click’”, destacou.

Além da apresentação do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes” e do aplicativo “Tour Brasil Imperial”, os participantes também tiveram uma palestra com o tema: “A Gestão da Inovação, a Liderança Criativa e a Inovação das Empresas do Século XX e Pessoas do Século XXI”, ministrada por Gil Giardelli, estudioso da Cultura Digital, web ativista, conferencista de empresas como a Apple e professor de MBA do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração da USP e do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM.

Aplicativo Tour Brasil Imperial

O aplicativo (APP) “Tour da Experiência Brasil Imperial” já está disponível, de forma gratuita, para dispositivos Android, na loja Play Store e para iPhone, na loja Apple Store.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Empresários do Turismo participam de lançamento do projeto ‘Destinos Turísticos Inteligentes' em Friburgo, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias