As Últimas
Publicidade
6 de jun de 2017
Publicidade 2

Cordeiro, RJ, sedia Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento

Reunião bimestral aconteceu no último dia 31 de maio, e tem apoio integral do Sebrae-RJ. 

Por: Redação

Debater os avanços para desburocratização e compras públicas nos municípios. Esses foram os objetivos do Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, ocorrido quarta-feira, 31 de maio, no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro. 

Agentes acompanham explanação de Sidney Mathias, consultor do SEBRAE. (Foto: Ricardo Vieira)
O secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico local, Marcelo Pinheiro, e o coordenador da Rede de Agentes, Jorge Braz, deram início ao encontro, que seguiu com Sidney Mathias, consultor do SEBRAE que domina o tema, acompanha sistematicamente a rede e lidera as apresentações de seus dados de avanço.

Com representantes de Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Duas Barras, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Carmo e Cachoeiras de Macacu, o encontro teve dois momentos distintos. Pela manhã, foi debatido o desenvolvimento regional e levantados temas sobre empreendedorismo e abertura de novos negócios. Os agentes discutiram boas práticas dos municípios e interagiram sobre formas de auxílio mútuo na abertura de empresas e legislações específicas para os pequenos negócios.

O SEBRAE/RJ ofereceu estratégias e direcionamentos para gerar melhorias nos municípios. “Nas reuniões bimestrais debatemos com os representantes dos municípios e eles retornam para fazer o dever de casa”, disse Clarissa Perna, representante de Políticas Públicas do SEBRAE/RJ, acrescentando que a rede é institucionalizada, pois a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê a ação dos agentes, gestores públicos e legítimos defensores dos negócios nos municípios. “São eles que articulam com a sociedade civil, o poder público e o mercado em busca de melhores ambientes para que as empresas possam se instalar”, emendou Clarisse.

O workshopp ‘Negócios de Impacto Social’ ditou o tom do encontro à tarde. Os participantes conheceram o funcionamento de empresas que geram lucro e impacto social ao mesmo tempo, algo que ainda é novidade para muitos. Numa proveitosa palestra, a consultora Ieda Zanotti expôs pontos cruciais para o conhecimento dos agentes que lidam com empresas, oferecendo a eles a compreensão sobre esse novo ecossistema de negócios, que podem ser esmiuçados nas Salas do Empreendedor.


“Aprendizados assim fazem a diferença na hora de nossa atuação. Os temas abordados nos encontros nos dão oportunidade de agilizar os processos de emissão de Alvará, por exemplo. Dos municípios integrados à rede, 90% já emitem o Alvará Online. Tudo isso é de grande valia e muito significativo para os micro e pequenos empreendedores”, analisa Loanni Azevedo, agente local e coordenadora da Sala do Empreendedor de Cordeiro, que participou do encontro ao lado da também agente Rossana Espíndola. 
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cordeiro, RJ, sedia Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias