As Últimas
Publicidade
30 de mai de 2017
Publicidade 2

Cordeiro, RJ, realiza Seminário de Abertura do PNAIC-2017

Abertura aconteceu na última quarta-feira, (25). O pacto tem como propósito apoiar professores que atuam no ciclo de alfabetização no planejamento de aulas.

Por: Redação

Na última quinta-feira, 25, foi realizado, no Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, em Cordeiro, o Seminário de Abertura do PNAIC-2017 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). 

Encontro aconteceu na última quarta-feira em Cordeiro, RJ. (Foto: Divulgação)

O pacto tem como propósito apoiar professores que atuam no ciclo de alfabetização no planejamento de aulas e utilização, de modo articulado, de materiais e referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) às redes que aderirem ao PNAIC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, idade em que precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas; a fluência de leitura; e o domínio de estratégias de compreensão e produção de textos escritos.

Durante o evento, a doutoranda Andressa Farias Vidal ministrou uma palestra, acompanhada com interesse por professores do Bloco Pedagógico, orientadores pedagógicos das unidades escolares da Rede Municipal de Educação e alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, abordando o tema ‘Os ciclos escolares como possibilidade de trabalho pedagógico’.

Foto: divulgação

Coube ao secretário de Educação de Cordeiro, Luiz Antonio Cavalheiro, promover a abertura oficial do seminário. Ao lado de sua equipe pedagógica – composta por Maria Auxiliadora Cariello, diretora do Departamento Pedagógico; Renata Feijó, coordenadora Local do PNAIC; e professores Orientadores de Estudos, Marcos Vinicius da Costa Oliveira e Roberta Pinheiro Barboza Vogas – o secretário destacou a importância do momento e o trabalho de dedicação dos profissionais que atuam na alfabetização. 

“É fundamental que tenhamos essa responsabilidade com nossas crianças, pois se trata de ofertar qualidade já no primeiro contato deles com o conhecimento”, disse Luiz Antônio.

Foto: Divulgação

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cordeiro, RJ, realiza Seminário de Abertura do PNAIC-2017 Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias