As Últimas
Publicidade
17 de abr de 2017
Publicidade 2

Seminário com foco no desenvolvimento do Turismo regional é realizado em Carmo com grande aceitação dos empresários locais


No evento, foi firmado um compromisso dos empresários em formarem um grupo para promover ações voltadas à promoção e potencialização das atividades turísticas na cidade.

Por: Redação

Com o tema: “Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda” o seminário realizado pelo Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Carmo,atraiu dezenas profissionais e empresários locais, além de produtores rurais ligados ao segmento, que se reuniram na manhã da segunda-feira passada (10), para discutirem ações em prol do desenvolvimento das atividades de caráter turístico e afins na cidade.

Equipe de Encontro em Carmo, RJ. (Foto: Divulgação)

O evento, que aconteceu no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco (Praça Princesa Izabel, nº 92 –Centro / Carmo), também contou com a participação do prefeito de Carmo, Paulo Cesar Ladeira; da coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp; do secretário municipal de Turismo, Valmiro Rolim; e dos empresários de Turismo Rural da região:MezakCouto (um dos principais incentivadores do programa: “Caminhos do Imperador” e do festival do Feijão), Nathália Peixoto (Cachaça Sinhá Brasil e Fazenda Boa Sorte, de Sumidouro).

O objetivo do encontro foi sensibilizar a comunidade do Carmo que atua, ou pretende atuar, no segmento de Turismo Rural, sobre sua importância para o desenvolvimento econômico da região, levando em consideração que essa atividade é uma das grandes potencialidades do município.

Além disso, outra meta foi incentivar profissionais de outros segmentos como: Artesanato, Hotelaria, Comércio e Serviços, Fazendas, Agricultores e Gastronomia a interagirem e interligarem suas ações para fortalecer e tornar mais competitivas as atividades turísticas na cidade.

“Essa foi uma demanda identificada pela Administração Municipal do Carmo, que pretende organizar o setor,para aproveitar as oportunidades que surgem com esse tipo de atividade. Por isso a realização de um seminário desta natureza é tão importante. O evento se destacou como ação de abertura e lançamento oficial do projeto ‘Turismo Rural’, que será desenvolvido em Carmo”, destacou a coordenadora do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, que lembrou que o projeto já foi aderido em municípios como Cantagalo, Trajano de Moraes, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

Produtos regionais. (Foto: Divulgação)

O seminário: “Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda”, foi composto por quatro palestras: “As ações do Sebrae incentivando o Turismo” (de JanimaryPecci – consultora); “O Turismo Rural em Barra dos Passos – Restauração” (de Claudio Moraes, empresário); “Do produto ao Turismo de Experiência – Valorização Local” (Nathália Peixoto) e “A Cultura Rural e a valorização da comunidade – Envolvimento” (de Mezak Couto).

Casos de sucesso

Os empresários Nathália Peixoto (Sumidouro) e MezakCouto (Cantagalo) expuseram suas experiências de sucesso nas atividades que desenvolveram em prol do Turismo em suas cidades.

Nathália mostrou, por meio de imagens e vídeos, a organização de sua proposta de experiência turística que leva o selo de “Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial”.Ela destacou a importância em se valorizar a riqueza histórica de Sumidouro e, ao mesmo tempo, oferecer produtos e identificar fortes pontos turísticos locais para promover uma experiência diferenciada aos turistas.

Já Mezakfoi além de falar sobre sua experiência frente ao circuito de turismo “Caminhos do Imperador”,em Cantagalo e do Festival do Feijão, que neste ano chega a sua terceira edição. Elecitou as dificuldades encontradas para iniciar as atividades turísticas no município e abordou também o lado positivo, como estudar a história que envolve sua cidade e dela extrair conteúdo para melhoria da atividade turística local.

Mezak também falou da importância da elaboração de um bom planejamento e da capacidade de observar e se basear em experiências de sucesso, como a integração entre artesanato, manifestação cultural e produtos agropecuários, para potencializar ações e agregar valor às atividades turísticas por meio da produção local associada ao Turismo.


Ao final do evento, os empresários participantes demonstraram entusiasmo com o que foi exposto no seminário“Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda” e se comprometeram a organizarem um grupo de trabalho para tornar Carmo um município-referência em relação ao Turismo Rural.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Seminário com foco no desenvolvimento do Turismo regional é realizado em Carmo com grande aceitação dos empresários locais Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias